Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Especialização em Promoção da Saúde realiza plenária

Tatiane Vargas

Nesta sexta-feira (25/2), será realizada a plenária de encerramento da unidade de Aprendizagem Organizações e Instituições do Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social. Em sua terceira turma, o curso, coordenado pela pesquisadora Maria de Fátima Lobato (Daps/ENSP), tem o objetivo de formar profissionais da área da saúde, da educação e afins que façam interface com o setor saúde, membros de organizações comunitárias, gestores do SUS e das diferentes esferas do governo para desenvolver práticas de promoção da saúde e desenvolvimento social. A atividade, que é aberta ao público e não necessita de inscrição prévia, será realizada às 9h na sala 410 da ENSP.

De acordo com a coordenadora do curso, na plenária, os alunos expressam todo o conhecimento adquirido a partir do estudo individualizado e socializado com o grupo, podendo criar e trazer os conceitos que tiveram a oportunidade de aprofundar ao realizarem suas sínteses com base em situações-problemas apresentadas e de seus relatos de prática. O curso, que está em sua terceira edição, tem duração de um ano, estando dividido em três unidades de aprendizagem. Em cada uma delas, são realizadas três plenárias.

Ainda segundo Maria de Fátima, o curso possui uma metodologia participativa, e as turmas são constituídas por profissionais de diversas áreas. A escolha pedagógica do curso é orientada para a concretização de uma reforma político-pedagógica voltada para a construção de programas de formação baseados em competência profissional. "A escolha pedagógica pelo ensino por competência busca trabalhar com a resolução de situações-problema e relatos de prática, mudando o foco das aulas teóricas. Assim, é recomendável que a turma se divida em grupos para trabalhar com os tutores", explicou.

A plenária encerra a segunda unidade do curso intitulada Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nas Instituições e Organizações. De acordo com a coordenadora, em todas as outras edições do curso, existiram plenárias nas quais os alunos apresentaram, uns aos outros, os resultados obtidos na busca ativa da bibliografia para entender cada situação colocada. "É um movimento em que eles socializam as ações desenvolvidas entre os grupos e apresentam os conceitos por eles trabalhados", citou.

A atividade será realizada às 9h na sala 410 da ENSP e contará com a presença de alunos, pesquisadores e funcionários da Escola e de outras instituições parceiras na realização do curso. A coordenação do curso - que possui carga horária total de 540 horas e é ministrado às quintas e sextas-feiras, em horário integral - é da pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, Maria de Fátima Lobato Tavares.

O curso é desenvolvido em quatro áreas de competência: Cuidado à Saúde; Desenvolvimento Social; Gestão Participativa do Processo de Trabalho; e Educação, combinadas com ênfases distintas e oferecidas nas Unidades de Aprendizagem: Unidade 1: Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social na Gestão de Políticas Públicas; Unidade 2: Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nas Instituições e Organizações; Unidade 3: Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nos Territórios e Comunidade.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos