Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP lança especialização em Gestão e Tecnologia do Saneamento

Apresentar o aparato técnico-científico, multidisciplinar, que rege a gestão e a avaliação de serviços públicos no Brasil com ênfase em saneamento básico, é o principal objetivo da primeira edição do curso de especialização em Gestão e Tecnologia do Saneamento. Coordenado pelos pesquisadores Rosália Maria de Oliveira e Alfredo Fernandes da Silva Moreira (DSSA/ENSP), o curso tem duração de treze meses e está sendo realizado na Fiocruz Brasília desde setembro de 2010, com término previsto para dezembro de 2011. A especialização pretende ainda oferecer a profissionais do Ministério das Cidades a oportunidade de atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos, de modo que estejam aptos a atenderem satisfatoriamente às novas demandas e habilidades exigidas nessa área de atuação.



De acordo com a coordenadora, a especialização pretende ampliar o conhecimento sobre a gestão e avaliação de projetos na área de saneamento básico, elementos relevantes para o desenvolvimento das atividades nesta função, além de produzir conhecimento, análises e avaliações sobre as formas de atuação em gestão e avaliação de projetos, com ênfase em saneamento básico, que permitam gerar uma visão crítica para a construção e disseminação de novos paradigmas de gestão e avaliação.

O curso foi desenvolvido por uma demanda do Ministério das Cidades ao DSSA/ENSP no sentido de capacitar servidores recém-aprovados em concurso público, na gestão e avaliação de projetos financiados pelo governo federal. Para Rosália, "o curso pretende especializar os servidores, engenheiros e arquitetos de áreas afins ao saneamento básico, capacitando-os para a gestão e a avaliação de estudos e projetos, operação, controle e manutenção de serviços de saneamento básico. O enfoque não é formar projetistas, mas sim qualificar os profissionais para uma análise mais apurada dos projetos encaminhados ao Ministério, verificando sua consistência e principalmente a compatibilidade com o local onde o projeto será implantado", explica.

Dividido em três módulos: Bases Teóricas e Metodológicas da Gestão do Saneamento; Instrumentos Básicos e Tecnologias do Saneamento, respectivamente, o curso, voltado para servidores de nível superior do Ministério das Cidades, utiliza uma metodologia de aprendizagem baseada em ensino em sala de aula, com exercícios práticos de leituras e elaboração da monografia ao longo do segundo e do terceiro e último módulo do curso. A especialização conta ainda com estratégias como aulas expositivas, trabalhos individuais e de equipes, leitura comentada, recomendação de leituras básicas e complementares, estudo dirigido, seminário temáticos, debates, discussões em grupo e estudos de casos para o desenvolvimento do conteúdo programático.

Segundo a coordenadora, a especialização representa um passo inicial muito importante para a ENSP, para o DSSA e para os profissionais envolvidos, pois é a primeira vez que a Escola capacita servidores da esfera federal para atuarem na avaliação de projetos na área do Saneamento Básico em projetos financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC). "Além disso, tudo indica que este curso é apenas o primeiro de uma série, pois a demanda de alunos contempla o próprio Ministério das Cidades, como é o caso deste, além do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Caixa Econômica Federal (CEF)", aponta.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos