Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Centro de Estudos em 2010 fomenta debates da agenda da saúde no país

Ao longo de três décadas, o Centro de Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca se consolidou como um instrumento estratégico para a formação continuada e ampliada dos alunos da Escola e, desde a sua retomada em 2006, buscou acompanhar e fomentar as discussões sobre o que acontece no mundo contemporâneo e sobretudo naquilo que se apresenta como um desafio à produção de conhecimento. Em 2010, a atividade passou a ser coordenada pela Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico que, junto com os Departamentos da Escola, promoveu sete sessões abordando os mais variados temas e trazendo convidados nacionais e internacionais para os debates.

O primeiro Ceensp aconteceu em 24 de março de 2010, como uma das atividades de abertura do ano letivo da Escola, apresentando a conferência Sistema de Saúde dos EUA proferida pelo sanitarista e pesquisador da Fiocruz José Carvalho de Noronha. Para subsidiar os debates, a ENSP exibiu o filme Sicko - SOS Saúde, de Michael Moore. O pesquisador abordou os elementos que desencadearam a reforma do sistema de saúde dos Estados Unidos, promovida pelo presidente Barack Obama e aprovada em março/10 na Câmara de Deputados dos EUA. Em sua palestra, Noronha comentou a criação do sistema americano, as características da reforma apresentada pelo presidente Obama e como os arranjos de mercado para fortalecer os planos e as seguradoras de saúde podem afetar o sistema de saúde brasileiro. A íntegra da matéria pode ser conferida aqui e o áudio do evento está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

Em agosto, a atividade debateu a Saúde nas prisões: pesquisa e ações de saúde pública, trazendo exposições de cinco especialistas sobre as concepções e práticas de saúde no contexto carcerário, as pesquisas para o desenvolvimento de estratégias de controle da tuberculose nas prisões, as políticas públicas para a reestruturação da saúde mental no sistema penitenciário e as repostas políticas frente ao problema da saúde nas prisões. "Muitos são os fatores que contribuem para os graves problemas de saúde a que as pessoas privadas de liberdade estão expostas", disse o pesquisador visitante da ENSP e um dos coordenadores do Centro de Estudos, Bernard Larouzé. Os áudios estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP e a matéria pode ser acessada aqui.

No mês de aniversário da ENSP, que completou 56 anos em setembro de 2010, o Ceensp debateu o tema Saúde Pública: desafios para o próximo governo. O encontro reuniu três especialistas da área de saúde pública - Helvécio Magalhães Júnior, Renilson Rehen e Suely Rozenfeld -, representando os candidatos à Presidência da República (PT, PSDB e PSOL, respectivamente). Os convidados apresentaram os programas de governo à comunidade científica da área de saúde, e cada expositor abordou quatro temas previamente combinados: financiamento ao SUS; qualidade da atenção; saúde suplementar; e eficiência da gestão. A matéria pode ser acessada aqui e o áudio completo do evento está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

No mês de outubro, a Europeização das Políticas de Saúde esteve em debate no Centro de Estudos da Escola. A diretora de Pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique, da França, Monika Steffen, foi a palestrante principal da atividade, que teve como debatedores o pesquisador Nilson do Rosário Costa (DCS/ENSP/Fiocruz) e Geraldo Lucchese, consultor legislativo na área de saúde pública da Câmara dos Deputados. Segundo Monika, a formação da União Europeia trouxe novos desafios à área de saúde para os 25 países membros, entre os quais a crescente integração das políticas universais estabelecidas pela Comissão Europeia junto aos sistemas de saúde, que são de competência nacional. Os áudios e apresentações estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP e a matéria pode ser acessada aqui.

As três últimas exposições do Ceensp em 2010 foram realizadas no mês de novembro. No dia 3, o tema abordado foi Aborto: um problema de saúde pública e de direitos humanos, com exposições da médica sanitarista e diretora do Ipas Brasil, Leila Adesse, e da consultora de Direitos Humanos e Políticas do Ipas Brasil Beatriz Galli. A coordenação foi da pesquisadora da ENSP Karen Giffin. Segundo as representantes do Ipas Brasil, cerca de 20 milhões de abortos induzidos anualmente são considerados inseguros, e 97% destes ocorrem em países em desenvolvimento, com um total aproximado de 68 mil mortes de mulheres no mundo. As palestrantes também apresentaram o vídeo Vai pensando aí, que pode ser acessado junto com o áudio e as apresentações do Ceensp na Biblioteca Multimídia da ENSP. A matéria pode ser conferida aqui.

No dia 10 de novembro, o Centro de Estudos debateu A reestruturação produtiva e seu reflexo na estrutura de emprego, no uso e na proteção do trabalho, apresentando e consolidando reflexões sobre o tema do trabalho e saúde no contexto das mudanças que vêm ocorrendo no mundo do trabalho, com foco para a realidade de saúde pública e dos direitos sociais. Três diferentes abordagens sobre as dimensões do trabalho orientaram as discussões deste Ceensp. As tendências centrais do mercado, a organização e as relações de trabalho no setor saúde e o reflexo da reestruturação produtiva na estrutura de emprego, além do uso e proteção do trabalho foram as questões abordadas por Ana Paula Marques, Luiz Marcos de Oliveira Silva e Elina Pessanha, respectivamente. A íntegra da matéria está disponível aqui e as apresentações e o áudio do Ceensp estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

O último Ceensp, com o tema Administração Pública e Política no Brasil, aconteceu em 17 de novembro. A atividade contou com exposições de Christina Andrews (Unifesp), Celina Souza (UFBA) e Maria Inês Caetano Ferreira (UFRB). "Este livro é uma feliz convergência de momentos de vários autores, que não se conheciam pessoalmente e reuniram ideias até chegarem ao produto final. Na obra, destacamos importantes marcos da administração pública brasileira, e não apenas a gestão burocrática", disse a professora Cristina Andrews, na apresentação do livro Administração Pública no Brasil: breve panorama político, durante a atividade. O áudio e a apresentação da palestra estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP. A matéria pode ser acessada aqui.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos