Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Teses da ENSP são indicadas a prêmio de ciência e tecnologia

Três das seis teses de doutorado indicadas ao Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS são do Programa de Saúde Pública da ENSP. As autoras Sheyla Maria Lemos Lima, Patty Fidelis de Almeida e Isabela Soares Santos receberão menção honrosa durante a cerimônia de premiação, que acontecerá em Brasília, no dia 16/12. O prêmio, instituído em 2002, é uma iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde e visa promover a produção de trabalhos científicos, valorizando e incentivando pesquisadores em estudos sobre o SUS e as necessidades da população tanto da perspectiva de seus desafios quanto no que tange à incorporação de tecnologias.
Este ano, a nona edição premiou pesquisas em cinco categorias: Tese de Doutorado, Dissertação de Mestrado, Monografia de Especialização ou Residência, Trabalho Científico Publicado, e Incorporação de Conhecimentos Científicos no SUS. Os trabalhos vencedores e os que receberão menções honrosas serão divulgados, na íntegra, no portal do Ministério da Saúde e na Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério.

O trabalho de Sheila Maria Lemos Lima, que também é pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), Possibilidades e limites da contratualização no aprimoramento da gestão da assistência em hospitais: o caso dos hospitais de ensino no Sistema Único de Saúde Brasileiro foi orientado por Francisco Javier Uribe, também pesquisador do Daps/ENSP.

De acordo com o resumo, 'o objetivo geral do estudo foi identificar possibilidades e limites da contratualização para a melhoria do desempenho, o incremento da prestação de contas, o aprimoramento da gestão, a melhoria da assistência e a maior inserção dos hospitais de ensino na rede de serviços de saúde, no âmbito do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino do Ministério da Educação no Sistema Único de Saúde/SUS, fornecendo ainda contribuições para o aperfeiçoamento dos processos de contratualização dos hospitais de ensino no país, assim como para outras práticas de contratualização de serviços de saúde'.

Estratégias de coordenação dos cuidados: fortalecimento da atenção primária à saúde e integração entre níveis assistenciais em grandes centros urbanos foi o tema da tese desenvolvida por Patty Fidelis de Almeida e orientada pela pesquisadora Lígia Giovanella (Daps/ENSP). O trabalho busca descrever e analisar o desenvolvimento de estratégias e instrumentos de coordenação dos cuidados em municípios brasileiros com experiências exitosas de expansão e consolidação da Estratégia Saúde da Família (ESF) com base em dois eixos: fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS); e integração entre níveis assistenciais.

Segundo o texto do resumo, 'a coordenação dos cuidados é um tema pendente tanto para os países europeus quanto para países latino-americanos. Mudanças no perfil epidemiológico, sobretudo, predomínio das doenças crônicas e a reconhecida fragmentação dos sistemas de saúde e a descontinuidade na prestação do cuidado tornaram premente a busca de soluções. A coordenação dos cuidados pode ser definida como a articulação entre os diversos serviços e ações relacionados à atenção em saúde, de forma que, independentemente do local onde sejam prestados, estejam sincronizados e voltados ao alcance de um objetivo comum'.

Já a tese de Isabela Soares Santos, que analisa o mix público-privado no sistema de saúde brasileiro, seus efeitos na desigualdade de uso, financiamento e oferta de serviços de saúde e o modelo de regulação vigente, foi orientada pela pesquisadora Maria Alícia Dominguez Ugá (Daps/ENSP). De acordo com o texto da pesquisa, 'este trabalho se originou de três perguntas: Qual a função do segmento suplementar no sistema de saúde brasileiro? O segmento suplementar desonera o SUS financeiramente e na diminuição da demanda por serviços? Como a regulação governamental sobre o segmento suplementar interfere sobre o arranjo público-privado?', resultando na tese O Mix Público-Privado no Sistema de Saúde Brasileiro: elementos para a regulação da cobertura duplicada.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos