Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Especialistas debatem desafios e perspectivas para cidades saudáveis

Nos dias 23 e 24 de novembro, a Fiocruz, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, realizará o seminário Cidades Saudáveis: perspectivas e desafios. O encontro pretende debater o conceito de cidades saudáveis no campo da saúde pública, através da ampliação das ações da promoção da saúde, bem como discutir a reorientação do modelo de desenvolvimento, de modo que ele seja redutor e não produtor de desigualdades. O seminário acontecerá na Escola Politécnica de Saúde, da Fiocruz, e contará com a exposição de diversos pesquisadores da ENSP. As inscrições estão abertas.

Dividido em três grandes mesas temáticas: O desafio da intersetorialidade: desenvolvimento de metodologias de intervenção e estratégias de avaliação; Determinantes sociais e territórios vulnerabilizados; e Equidade, participação social e sustentabilidade, o seminário apresentará reflexões sobre políticas públicas e metodologias de intervenção social, quando se pretende analisar as prioridades para a sustentabilidade das cidades sobre diferentes abordagens disciplinares. O encontro trará ainda os resultados de seis projetos desenvolvidos na Fiocruz com recursos do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública (PDTSP).

A conferência de abertura, marcada para 11 horas do dia 23 de novembro, tem como tema Cidades Saudáveis: perspectivas e desafios e será proferida pela secretária municipal de Saúde de Olinda (PE), Tereza Miranda. Pela ENSP, participam das exposições os pesquisadores Carlos Machado de Freitas, Simone Cynamon, Rosana Magalhães, Marcelo Firpo e Eduardo Stotz. Confira, nesta edição do Informe ENSP, uma
entrevista com Simone Cynamon sobre intersetorialidade e habitat saudável, tema de sua palestra no seminário.

As inscrições para o evento devem ser feitas através do e-mail inscricaocidadessaudaveis@fiocruz.br. A programação completa está disponível no arquivo em anexo.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos