Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Administração pública e política em debate no Centro de Estudos

Administração Pública e Política no Brasil será o tema de mais uma sessão do Centro de Estudos da ENSP nesta quarta-feira (17/11). A conferência terá como expositoras a professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Christina Andrews, a pesquisadora da Universidade Fedaral da Bahia (UFBA) Celina Souza, a professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Maria Inês Caetano Ferreira e a pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP (DCS/ENSP/Fiocruz) Patrícia Ribeiro. A atividade irá debater as principais análises que conformam os capítulos do livro Administração Pública no Brasil: breve panorama político, que será lançado no final das apresentações. O Ceensp será realizado no salão internacional da ENSP, às 14 horas, e é aberto aos interessados.

O evento vai apresentar os conteúdos do livro Administração Pública no Brasil: breve panorama político, organizado pela professora Christina Andrews e por Edison Bariani e publicado em 2010, no qual as expositoras têm capítulos que tratam as origens da administração pública no Brasil, as mudanças ocorridas no Estado Brasileiro nas décadas de 1980 e 1990, as experiências de orçamento participativo, o programa bolsa família no contexto do sistema de proteção social e a organização da gestão descentralizada e participativa do Sistema Único de Saúde.

Currículo das expositoras

Christina W. Andrews é doutora em Ciência Política (2003) e Mestre em Administração(1999), ambos os títulos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos Tem pesquisado sobre reforma do Estado, políticas públicas e teoria política. Seus artigos mais recentes incluem: "Legitimacyand context: Implications for Public Sector Reform" (2008), "High expectations, varying outcomes: decentralization and participation in Brazil, Japan, Russia, and Sweden" (em coautoria com Michiel S. de Vries, 2007) e "Investigando a legitimidade: estudo de atitudes do público em relação aos papéis do Estado e do mercado" (2006).

Celina Souza é Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1980) e doutora em Ciência Política pela London School of Economics and Political Science (1995). Seus temas de pesquisa incluem federalismo, federalismo fiscal, descentralização, governos subnacionais e políticas públicas. É autora do livro Constitutional Engineering in Brazil; The Politics of Federalism and Decentralization (Houndmills, Londres, New York: Macmillan e St. Martin's Press, 1997) e de diversos artigos e capítulos de livros, publicados no Brasil e em outros países. Atualmente é pesquisadora do Centro de Recursos Humanos da Universidade Federal da Bahia.

Maria Inês Caetano Ferreira é Mestre (1998) e Doutora (2004) em Sociologia pelaUniversidade de São Paulo (1998), tendo realizado o seu pós-doutorado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (2005). Atualmente é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Sua linha de pesquisa inclui temas como pobreza urbana, família, trabalho, segregação social e juventude. É autora do livro Violência na Solidariedade: um Estudo sobre Homicídios em Bairros da Periferia da Capital Paulista (Humanitas, 2006).

Patrícia Ribeiro é Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na área de concentração Política, Planejamento e Administração de Serviços de Saúde (2007) e Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, na área de concentração Políticas Públicas e Saúde (1991). Pesquisadora e docente do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, atua na área de políticas públicas, cidadania e saúde, com foco em gestão governamental. Foi Coordenadora Geral de Desenvolvimento e Avaliação de Serviços de Saúde do Ministério da Saúde.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos