Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Seminário internacional sobre cultura e loucura abre curso de saúde mental

Cartografia Cultural: As dobras da loucura é o tema do seminário internacional que será realizado na ENSP, entre os dias 1º e 3 de dezembro, na abertura da 28º edição do Curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e da segunda turma deste curso em parceria com a Escola de Saúde Pública do Mato Grosso do Sul. O evento conta com diversos especialistas nacionais e internacionais e terá a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira. As inscrições são gratuitas, porém limitadas, e podem ser feitas pelo e-mail do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP), responsável pelo encontro.

De acordo com Paulo Amarante, coordenador do curso, a proposta é discutir a loucura além do olhar apenas psiquiátrico, psicanalítico ou médico. Para tanto, o tema deste ano aborda a cartografia como mapeamento da cultura relacionada à loucura e o termo 'dobra', como conceito da filosofia, é empregado para falar sobre as várias faces e possibilidades do real.

Segundo Amarante, a busca é por um aprofundamento conceitual ainda maior dessa ideia, pois é preciso difundir a importância da cultura na saúde mental. Entre os convidados internacionais estão Ernesto Venturini, da Bolonha, Massimo Canevacci, de Roma, Alipio Sanchez, de Barcelona. Entre os convidados nacionais confirmados estão os artistas plásticos Ricardo Lima, Lula Wanderley e Nilo Neto; o escritor, crítico e editor de arte Ricardo Bassbaum, a psicóloga e atriz Lucrecia Corbella, o artista plástico e crítico de arte, Raul Córdola , a animadora cultural Sulamita Trzcina, o integrante do grupo Heterogênese Urbana Paulo de Tarso Peixoto, o membro do grupo Bloco Conspirados Carlos Eduardo Pereira e a terapeuta ocupacional da UFRJ, Patrícia Dorneles.

Além do conceito da cartografia e de dobras abordado no tema central do seminário, Amarante explicou que "o cartaz elaborado para o encontro dá ênfase ao grafite, pois é uma das artes contemporâneas mais expressivas e significativas. Antes era um sinal de loucura, rebeldia e outras, mas hoje tem uma dupla linguagem, pois também tem um tom político, uma mensagem de intervenção política e artística. Por isso optamos por usar essa conjunção de imagens da cidade em contraponto com um muro pintado. É a separação da arte da cidade mostrando o olhar e o local do olhar de cada indivíduo".

Durante o evento serão realizadas muitas conferencias, debates e quatro mesas redondas. Além disso, o encontro conta com a presença de pessoas e instituições que apresentarão diversas experiências e projetos bem sucedidos. "Um deles é um projeto de culinária e arte desenvolvido na cidade de Sorriso, no Mato Grosso do Sul. No livro de receitas, a ser editado por nós, cada usuário do serviço de saúde mental daquela localidade apresentou um prato diferente e junto com ela um história da vida para aquela receita. É um material muito rico e interessante", analisou Paulo.

Uma semana antes do encontro, no dia 24 de novembro, às 17h, no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, acontecerá uma única apresentação da peça Estravagância, encenada por atores italianos da Accademia Della Follia (Academia da loucura), da Companhia de Teatro de Trieste, da Itália. Após o espetáculo acontecerá um debate com os autores. Segundo Paulo Amarante, essa companhia existe desde a época em que o médico Franco Basaglia veio ao Brasil, em meados de 1970. "Ele foi um dos grandes propagadores das ações e projetos brasileiros na área de saúde mental na Europa. Inclusive, um dos seus mais importantes livros é o Conferências Brasileiras, em que aborda os debates e preocupações discutidos em nosso país", contou. A peça é gratuita e o texto será apresentado em português.

Outra boa notícia deste ano de 2010 é a garantia da continuidade do projeto Loucos pela Diversidade em 2011. Segundo Paulo, o Ministério renovou o convênio, que já foi assinado e autorizado. Ao todo, o segundo edital terá um milhão e 100 mil reais e as premiações serão feitas a centros culturais em geral que desenvolvam trabalhos com pessoas com sofrimento psíquico. "Será uma inovação", disse Paulo.

Para participar do seminário ou obter mais informações sobre o encontro, mande um e-mail para saudemental2010@ensp.focruz.br.

A peça de teatro também é gratuita e senhas serão distribuídas no dia da apresentação, 24/11, no local do espetáculo. O Teatro Ipanema está localizado na Rua Prudente de Morais, nº824, em Ipanema, Rio de Janeiro.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos