Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Teias-Escola Manguinhos debaterá ações em pesquisa e ensino

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, a Gerência de Pesquisa & Ensino e o Grupo de Trabalho de Pesquisa e Ensino da iniciativa Teias-Escola Manguinhos - Território Integrado de Atenção à Saúde realizarão, na ENSP, o seminário Pesquisa e Formação na Ação: todos somos aprendizes. O evento irá propor o diálogo entre as iniciativas das duas áreas desenvolvidas no âmbito do projeto em Manguinhos, com a ideia de problematizar e articular as práticas colaborativas a nível local. O seminário é aberto, mas os interessados devem preencher a ficha de inscrição e encaminhar para martha.paula@ensp.fiocruz.br até o dia 16 de novembro.


O evento será realizado no auditório térreo da ENSP, e as mesas serão organizadas em três grandes temas: O Território e a Cidade: dimensões da construção do lugar e da cidadania, sob a coordenação do diretor da ENSP/Fiocruz, Antônio Ivo de Carvalho; O Território e a Saúde: ações do Setor Saúde para a transformação da cidade, coordenada pela pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) Alda Lacerda; e Educação territorializada em saúde: reflexões sobre as práticas educativas em territórios vulneráveis da cidade, com coordenação da pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Tania Araújo Jorge.

Durante todos os dias, na parte da tarde, serão formados cinco grupos, cujos eixos temáticos serão Política Pública, Planejamento, Monitoramento e Avaliação e Gestão em Saúde; Saúde, Ambiente e Território; Epidemiologia e Pesquisa Clínica; Informação e Comunicação em Saúde; e Educação e Saúde. A ideia é que as oficinas sejam formadas por pesquisadores e representantes dos movimentos sociais, de forma a integrar pensamentos, iniciativas e ações conjuntas.

Ainda de acordo com a gerente de Ensino e Pesquisa do Teias, Maria Alice Pessanha, as iniciativas de ensino e pesquisa na região de Manguinhos foram diagnosticadas e passaram por uma análise que deu origem a um mapa. Esse instrumento, segundo ela, será apresentado nas discussões e subsidiará a integração dessas políticas na região. A afirmativa foi enfatizada pela coordenadora do GT organizador do evento, Fátima Pivetta. "Os eixos debatidos no seminário articulam temas que permitem situar o território/lugar no desenvolvimento urbano local e global pelo marco de grandes campos de conhecimento e de formulação de políticas públicas, problematizando questões para a pesquisa, o ensino e o serviço no nível local". A programação pode ser acessada no arquivo anexo.

Seminário é uma iniciativa da Gerência e do GT de Pesquisa & Ensino do Teias- Escola

O Projeto Teias-Escola Manguinhos é fruto de uma cooperação inovadora tripartite entre o governo federal, por intermédio da ENSP/Fiocruz, e o governo estadual e municipal do Rio de Janeiro, cujo objetivo principal é a conformação, na região de Manguinhos, de um território integrado de saúde como espaço de inovação das práticas do cuidado, do ensino e da pesquisa em saúde e melhoria da condição atual de saúde da população.

Superando expectativas, em menos de um ano, a iniciativa Teias- Escola Manguinhos - Território Integrado de Atenção à Saúde acaba de alcançar 100% da cobertura de saúde da família na região, com 13 equipes de saúde e ainda 3 equipes de saúde bucal. A expectativa é poder ampliar ainda mais, para 15 ou 16 equipes, até janeiro de 2011.

A iniciativa conta com a participação de três gerências de apoio à gestão: Atenção e Promoção; Ensino e Pesquisa; Administração. Cada gerência, segundo a coordenadora do Teias-Escola Manguinhos e pesquisadora da ENSP, Elyne Engstrom, pode formar grupos de trabalho (GT) para discutir assuntos relevantes ao seu tema.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos