Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP vai comemorar Dia Mundial do Habitat com debate internacional

Nesta terça-feira (5/10), a ENSP vai comemorar o Dia Mundial do Habitat com o Painel Virtual da Red Interamericana de Vivienda Saludable y Instituto Nacional de Higiene, Epidemiología y Microbiología (Inhem/OPS/OMS), que acontece em Havana, Cuba. O evento é uma realização da Rede Brasileira de Habitação Saudável, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (RBHS/DSSA/ENSP), e está marcado para 10h30, no salão internacional da ENSP. O debate é aberto a todos os interessados e não é necessário inscrição prévia.

A coordenadora da Rede Brasileira de Habitação Saudável e pesquisadora do DSSA/ENSP, Simone Cynamon, fará a abertura do evento no Brasil e, de Cuba, o diretor do Inhem, Mariano Bonet, dará as boas-vindas aos participantes. Na ocasião, acontecerá a entrega da Medalha Comemorativa pelo XV Aniversário da "Red Interamericana de Vivienda Saludable", pelo secretario regional, Red Interamericana de Vivienda Saludable, Carlos Barceló.

De acordo com a programação, serão debatidos temas como: La vivienda como determinante de salud, Habitação e seu entorno: ferramentas para influenciar políticas públicas, entre outros. Ao final das apresentações, haverá rodada de debates com o público.

A Rede Brasileira de Habitação Saudável (RBHS)

Coordenada por Simone Cynamon Cohen, a RBHS, seção brasileira, é uma ferramenta para operacionalização da política de promoção de saúde no âmbito da habitação. Sua estratégia se baseia no enfoque intersetorial, multidisciplinar, na participação comunitária e na aliança em rede.

Com o propósito de identificar, avaliar e manejar questões referentes à habitação saudável no nível local, a RBHS desenvolve um plano de atividades baseado na construção de capacidades, projetos e desenvolvimento de pesquisa, serviços técnico-científicos e intervenção comunitária, desenvolvimento de metodologias e procedimentos, assim como na implementação de vigilância epidemiológica e ambiental em saúde.

Ao consolidar-se como uma referência em nível nacional no tema Saúde na Habitação e Habitação para a Saúde, a Rede busca fortalecer esses conceitos nas instituições técnicas e universitárias, e fomentar a pesquisa de tecnologias não convencionais para a habitação saudável em programas institucionais.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos