Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Revista publica especial sobre planejamento e gestão em saúde

Com temas variados, o volume 15, número 5, da revista Ciência & Saúde Coletiva aborda as questões mais atuais da área de Políticas, Planejamento e Gestão no campo da Saúde Coletiva. As repercussões teórico-conceituais e práticas dos estudos reunidas nesse número temático colaboram para fortalecer a condução de um sistema de saúde pública universal e justo que demanda níveis crescentes de politização e pensamento crítico. O número é organizado pelos pesquisadores da ENSP/Fiocruz Francisco Javier Uribe Rivera, Elizabeth Artmann e Luciana Dias de Lima, que também assinam o artigo de debate no qual aprofundam o pensamento comunicativo na gestão do SUS.

Segundo Elizabeth Artmann, esse número especial sobre políticas, planejamento e gestão em saúde é o desdobramento do Ciclo de Atividades Planejamento e Gestão em Saúde: Perspectivas e Tendências, realizado na ENSP em novembro de 2009. Dentre os textos que complementam esta edição há os que tratam da regionalização em saúde; dos modelos aplicados aos sistemas de saúde e serviços hospitalares; das tendências e abordagens relativas à administração do SUS; dos enfoques e correntes teórico-metodológicas de planejamento no cenário nacional e internacional; da revisão de conceitos estruturantes do campo; da judicialização da saúde e da gestão da assistência farmacêutica.

"A publicação traz abordagens teórico-metodológicas mais diversas e destaca ainda sobre os desafios da gestão contemporânea da saúde, seja no Brasil ou internacionalmente. O número reúne uma diversidade de autores e, embora tenha sido uma iniciativa do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, reúne importantes atores que estão pensando a questão da gestão em saúde", destacou. A publicação foi lançada durante o I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Abrasco, que aconteceu em agosto, em Salvador (BA).

O artigo dos organizadores tem por objetivos apresentar uma visão condensada das principais tendências no Brasil, estabelecer uma taxonomia geral dos modelos de planejamento e gestão em saúde, tendo como base o cenário internacional e fundamentar a proposta de um planejamento comunicativo. Em um contexto de democratização, argumenta a favor de uma concepção pluralista e conclui que as diversas correntes, embora com diferentes perspectivas e encaminhamentos teórico-metodológicos, dialogam num processo de troca mútua e de aprendizagem.

A íntegra da Revista Ciência & Saúde Coletiva - volume 15.5, produzida pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), está disponível para consulta aqui.

A revista foi criada em 1996 pela Abrasco e é um espaço científico para discussões, debates, apresentação de pesquisas, exposição de novas ideias e de controvérsias sobre a área. Sua publicação é trimestral e temática, cada exemplar concentra média de 15 artigos, opiniões e resenhas sobre o assunto em foco e mais 10 artigos sobre diversos assuntos na sessão de temas livres. A publicação tem como editora científica a pesquisadora da ENSP/Fiocruz Maria Cecília Minayo.

(Com colaboração da Abrasco)

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos