Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Centro de Estudos ENSP discute a saúde nos presídios brasileiros

O Centro de Estudos da ENSP retorna no segundo semestre de 2010 com o tema Saúde nas prisões: pesquisa e ações de saúde pública, trazendo cinco especialistas para debaterem as concepções e práticas de saúde no contexto carcerário, as pesquisas para o desenvolvimento de estratégias de controle da tuberculose nas prisões, as políticas públicas para a reestruturação da saúde mental no sistema penitenciário e as repostas políticas frente ao problema da saúde nas prisões. O Ceensp está marcado para o dia 18 de agosto, às 13h30, no salão internacional da ENSP. O evento é aberto a todos os interessados e não é necessário inscrição prévia.

Os debatedores convidados são:

Alexandra Sánchez, pneumologista, sanitarista, responsável pelo Programa de Controle da TB da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, assessora técnica do Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil, componente 'Prisões'.

Bernard Larouzé, sanitarista, pesquisador visitante do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), pesquisador emérito do Inserm, França.

Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Tânia Kolker, médica, coordenadora de Reinserção Social dos Hospitais de Custódia do Rio de Janeiro da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro.

Vilma Diuana, psicóloga, responsável pelo componente Informação e Educação em Saúde do Programa de Controle de TB da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro.

Superpopulação carcerária, celas mal ventiladas, precárias condições de higiene, dificuldade de acesso a um serviço de saúde interno, que é inadequado e insuficiente. Muitos são os fatores que contribuem para os graves problemas de saúde aos quais as pessoas privadas de liberdade estão expostas. Muitas são as questões que ainda precisam ser respondidas para orientar o desenvolvimento das ações de saúde nesse contexto complexo. Diante disto, que pesquisas realizar? Com que objetivo?

Esta sessão científica visa discutir os resultados e as consequências operacionais de estudos realizados nos últimos anos nas prisões do Estado do Rio de Janeiro acerca das concepções e práticas de saúde no contexto carcerário, das estratégias de controle da tuberculose e das políticas de saúde mental.

Podem as conclusões de pesquisas influenciar as políticas públicas de saúde nas prisões? Qual é a contribuição da política na definição e implementação dessas políticas? Como exercer o controle social para que o direito dos 470.000 brasileiros privados de liberdade seja respeitado? Essas são algumas das questões que o Ceensp permitirá abordar.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos