Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

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Experiência de formação de gestores é apresentada em seminário nacional

Centrado nas ideias de regionalização, inovação na gestão e aluno-equipe, o Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS, oferecido no modelo a distância, já conta com mais de 6 mil alunos distribuídos por todos os estados brasileiros. Essa formação objetiva formar profissionais estratégicos na gestão do SUS em todos os níveis decisórios. Presentes no Seminário Nacional da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Expo-SGTES), a Coordenação Nacional do curso apresentou sua experiência e expressivo alcance de formação no país. Alunos do CNQGS das diversas regiões do país também participaram do encontro com trabalhos desenvolvidos no âmbito do curso.

O seminário, uma realização da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), aconteceu em 19 e 20 de julho de 2010, em Brasília, e reuniu mais de 2 mil pessoas entre profissionais gestores das áreas de trabalho e educação na saúde para tratar da integração, parceria, inovação, valorização e qualificação dos dois setores. A abertura do seminário contou com a participação da ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, e da ministra da Saúde Pública e Bem-Estar do Paraguai, Esperanza Martínez.

A Coordenação Geral do CNQGS está a cargo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca por intermédio dos pesquisadores do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) Walter Mendes, Roberta Gondim, Victor Grabois e Carmen Aprato. Dentre os dados apresentados no seminário, vale destacar a grande demanda das Secretarias de Saúde por uma segunda versão do curso em todo o país.

O panorama nacional do curso, indicado no cartaz, mostra a presença de 6.824 alunos envolvidos na formação. Ao todo, 'movimenta, atualmente, 27 instituições de ensino, entre universidades e escolas de saúde pública e uma equipe de mais de 300 profissionais, sendo eles 56 coordenadores estaduais e 265 tutores'.

Como resultados e desdobramentos dessa formação, foram relatados 'a capilarização e sinergia entre o curso e as instâncias de gestão e deliberação do SUS, os trabalhos de recorte de intervenção regional e a contribuição ao fortalecimento da educação permanente. Já na área pedagógica 'o material didático, a equipe de tutores, o modelo pedagógico, o ambiente virtual de aprendizagem e a baixa evasão' foram pontos positivos na avaliação.

Todos os trabalhos apresentados no seminário, no âmbito do CNQGS, podem ser acessados diretamente na página do curso, na área 'pôsteres'.

Dentre os pôsteres dos alunos do CNQGS estão um da região Norte, com a apresentação do curso no Acre; dois do Mato Grosso do Sul, região Centro-Oeste: 'Mapeamento das macro e microrregiões de saúde quanto à adesão e cobertura do curso em Mato Grosso do Sul, 2010' e 'Tutor-Equipe: o exercício solidário da EAD em Mato Grosso do Sul'. Os alunos da região Nordeste participaram com trabalhos em três estados: Bahia, Paraíba e Pernambuco. O Sudeste apresentou dois pôsteres, um no Rio e Janeiro e outro em Minas Gerais, respectivamente, 'Qualificação de Gestores do SUS: impulsionando seu desenvolvimento no Estado do Rio de Janeiro' e 'Seminário da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde: Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS em MG'.

O Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS visa capacitar profissionais e, assim, fortalecer a Rede de Escolas de Governo em Saúde de todo o país. Em sua primeira etapa, a meta é formar 7.500 gestores; entretanto, a expectativa é chegar a 60 mil gestores capacitados. A proposta surgiu a partir de uma demanda do capítulo da saúde do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclui a capacitação da gestão na saúde, e está sob responsabilidade do Ministério da Saúde (MS), da ENSP e do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais e Municipais de Saúde (Conass e Conasems). Ele é um curso com nível de aperfeiçoamento, sendo oferecido na modalidade a distância pela Escola por meio do convênio da EAD/ENSP com a Universidade Aberta do SUS.

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