Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

CSP integra índice bibliométrico Journal Citation Reports

O Cadernos de Saúde Pública da ENSP, uma das principais revistas científicas da área da saúde coletiva publicada no Brasil e na América Latina, acaba de dar mais um grande passo em sua história: foi incluído na versão 2010 do índice bibliométrico Journal Citation Reports, que é gerado a partir das revistas indexadas no ISI Web of Knowledge da empresa Thomson Reuters. A inclusão de CSP se deu nos dois índices que compõem o JCR - o Science Citation Index Expanded (SCIE) e o Social Science Citation Index (SSCI).

O JCR tem sido utilizado como parâmetro de avaliação da relevância de periódicos científicos em todo o mundo, tomando por base as citações que recebem e que geram o Fator de Impacto.

Com a entrada de CSP nesse índice, diversos indicadores cienciométricos passam a ser disponíveis para o Cadernos no contexto das revistas internacionais indexadas pelo ISI-Web of Knowledge, incluindo o Impact Factor e o Immediacy Index, que são, respectivamente, o Fator de Impacto e o Índice de Imediatez. "Esses indicadores são de grande importância no estudo da cienciometria internacional, pois permitem analisar aspectos fundamentais acerca da dinâmica do fluxo de informação e da sociologia da ciência", disse Coimbra.

Ele explicou que o Fator de Impacto é um indicador bibliométrico que mede a cada ano a quantidade de vezes que os artigos publicados por uma dada revista é citada pelo conjunto de periódicos que integram a base ISI-Web of Knowledge nos dois últimos anos. Segundo ele, a base SciELO, na qual o Cadernos também está indexado desde 1999, também disponibiliza esse indicador para as revistas brasileiras que integram a base. O Índice de Imediatez, disse Coimbra, "trata-se de um indicador bibliométrico que determina o quão rápido os artigos publicados em uma determinada revista são citados pelo conjunto de periódicos que integram a base ISI-Web of Knowledge no mesmo ano em que a revista foi publicada".

Desde o seu início - do formato impresso em mimeógrafo à revista internacionalmente reconhecida -, se passaram 26 anos de muitas produção e conquistas. Para o editor, a internacionalização do Cadernos, vista a partir de sua presença nas grandes bases de dados bibliográficos internacionais, como MedLine, Scopus, ISI-Web of Knowledge, entre outros e, na região das Américas, pelo SciELO-BR e SciELO-Saúde Pública, só foi possível devido ao apoio da comunidade de pesquisadores brasileiros e, em número crescente, de estrangeiros, que efetivamente publicam nas páginas do CSP e citam seus artigos.

"Vale destacar também os fundamentais apoios que nossa publicação tem recebido da direção da ENSP,do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, mais recentemente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), sem os quais não teria sido possível sustentar esse projeto ao longo dos anos".

Coimbra convidou a todos os interessados a explorarem as possibilidades do JCR e lembrou que alguns indicadores do Journal Citation Reports ainda não estão disponíveis para o Cadernos por ser esse o seu primeiro ano na base. "Idealmente, as análises bibliométricas devem ser feitas numa perspectiva longitudinal, pois variações são esperadas de ano a ano. Mas a primeira avaliação feita do CSP nesta base revelou que seu Fator de Impacto foi 0,829, o que é excelente para uma revista da área da Saúde Coletiva que acabou de entrar no JCR. O Índice de Imediatez aferido na pesquisa foi de 0,142. Isso indica que estamos conseguindo publicar os artigos muito rapidamente após sua aprovação, com um tempo médio de 2,8 meses", anunciou ele.

Uma história de publicação ininterrupta

A revista Cadernos de Saúde Pública começou a ser desenvolvida no ano de 1984, em pleno movimento político da Reforma Sanitária. Seu objetivo era atender a um programa educacional de apoio à produção intelectual da ENSP/Fiocruz. Mas, a partir da indexação em bases de dados internacionais, ele cresceu. Em 1999, foi indexado na base SciELO e desde então teve todo o seu acervo, inclusive o retroativo, digitalizado e disponível de forma gratuita nessa base. "Assim, todos os números, tanto regulares quanto os suplementos, estão disponíveis para download gratuito", explicou Coimbra, que está à frente da publicação como editor-chefe desde 1992.

Ele disse também que dentre as mais de cem revistas que compõe a base Scielo, o Cadernos é aquele com maior número de acessos e também com maior número de artigos acessados. "Entre outras coisas, o seu reconhecimento se expressa em sua ampla indexação e classificação como periódico A2 no sistema de pontuação Qualis-CAPES". No volume 10, no ano de 1994, a publicação atingiu o Medline e, depois disso, foi paulatinamente conseguindo outras indexações, algumas gerais e outras em bases específicas.

No ano de 2006 sua periodicidade passou a ser mensal, o que, segundo Coimbra, é incomum no periodismo científico nacional. E como já era amplamente reconhecido, nessa época, o periódico se tornou uma das principais revistas científicas da área da saúde coletiva no Brasil e na América Latina, com notável penetração em outras partes do mundo. Entre outras conquistas, em 2008, CSP foi indexado pelo Institute for Scientific Information (ISI) da Philadelphia, Estados Unidos. Coimbra destacou que em um universo de cerca de 60 mil periódicos científicos publicados no mundo, apenas cerca de sete mil estão indexados no JCR . Desses, aproximadamente setenta são editados na América Latina e somente quatro dedicam suas páginas exclusivamente à Saúde Coletiva.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos