Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Funasa inaugura obra do PAC para controle da qualidade da água no Rio

Com a presença de gestores estaduais, municipais e acadêmicos, a Coordenação Regional da Funasa no Rio de Janeiro (Core/RJ) inaugurou, no dia 22/6, em Casimiro de Abreu, a moderna Unidade Regional de Controle da Qualidade da Água (URCQA), composta de cinco laboratórios (hidrobiologia, espectrofotometria de absorção atômica, físico-químico e bacteriológico), entre os quais uma unidade móvel (veículo tipo furgão) para o trabalho em campo. No total, foram investidos R$ 1,8 milhão com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em uma área de 432 m2, a unidade atenderá, inicialmente, 16 municípios das regiões da Baixada Litorânea, Serrana e Norte do estado, abrangendo uma população total de cerca de 900 mil moradores. Estima-se que a URCQA tenha capacidade de analisar 400 amostras de água em média, por mês, com avaliação de até 1,6 mil parâmetros.

Reforço — O coordenador regional da Funasa no Rio de Janeiro, Marcos Muffareg, destacou a importância da unidade: "Esses laboratórios são emblemáticos para o controle da qualidade da água e estão a serviço do governo do estado e dos municípios. A Funasa sempre está à disposição para ajudar a todos, e esse espaço é um reforço na vigilância da qualidade da água no estado."

Além de análises de água, a infraestrutura reserva um auditório para capacitação e treinamentos de servidores municipais, estaduais e federais da área de vigilância ambiental. "Queremos tornar esse espaço um centro de excelência do saber na área de saneamento, onde os profissionais serão qualificados", ressaltou Muffareg. O chefe da URCQA, Sebastião Werneck, vibrou com o moderno laboratório: "Hoje é um dia de alegria, porque temos um laboratório que pode produzir resultados de qualidade."

O chefe da Divisão de Engenharia de Saúde Pública, Claudio Manoel Moreira, reforçou o papel do trabalho de vigilância ambiental: "Esse é um golaço da Funasa. O trabalho de cooperação técnica na vigilância da qualidade da água é uma das ações mais nobres da Fundação."

Parcerias — Representando a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Maria Helena ressaltou o significado do laboratório para a região: "É um grande passo que a Funasa dá para a vigilância da qualidade da água para o consumo humano, algo que era um antigo anseio da região. Esse é um momento de fortalecer parcerias como a da Funasa. Agora, com o laboratório, poderemos dar voos mais altos no saneamento."

O prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, enumerou os trabalhos de saneamento da Funasa e o que representa a unidade para os municípios do interior: "É um privilégio para Casimiro de Abreu ter um laboratório desse porte, que ajudará vários municípios na questão do controle da qualidade da água. Agradeço à Funasa pelas parcerias com a nossa cidade."

Já o prefeito de Tanguá e presidente do ConLeste (Consórcio de Desenvolvimento do Leste Fluminense), Carlos Pereira, resumiu o sentimento dos gestores municipais: "Esse laboratório ajudará a população do interior a ter água de qualidade." O vice-prefeito de Rio das Ostras, Benedito Wilton de Moraes, já pretende usar o laboratório para análises da qualidade da água da cidade.

Homenagem — O nome escolhido para o auditório da URCQA da Funasa foi uma homenagem ao professor e pesquisador do Ministério da Saúde, Szachna Elias Cynamon, falecido em 2007. Com a presença das três filhas e da viúva na inauguração, o chefe do Centro de Capacitação em Saneamento da Core/RJ, Luiz Gomes, fez um discurso emocionante ao se lembrar do mestre.

"O professor Cynamon sempre achou que o saneamento deveria chegar até a população, mesmo com todo seu conhecimento científico. Ele tinha uma visão social; era um humanista", assinalou.

Ao se lembrar do pai, Débora Cynamon emocionou-se e agradeceu a homenagem prestada pela Fundação. "O Cynamon aprendeu saneamento dentro da Funasa, quando percorreu várias cidades. Queremos agradecer a vocês, porque foi a primeira homenagem após a morte. Toda a formação dele é da Funasa, que é o berço do saneamento em nosso país", enfatizou.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos