Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Fiocruz cria rede de pesquisa para fortalecer Teias - Escola Manguinhos

Com foco na inovação das práticas do cuidado, do ensino e da pesquisa em saúde, o 'Teias - Escola Manguinhos - Território Integrado de Atenção à Saúde', por meio do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP-Teias), convida pesquisadores de todas as unidades da Fiocruz a submeter cartas de interesse, até 18 de junho, para a constituição da Rede de Pesquisa e Inovação do Teias. O movimento de apoio à inovação tecnológica no campo da saúde pública é uma iniciativa da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR) e da Vice-Presidência de Ambiente e de Atenção e Promoção à Saúde (VPAAPS), ambas da Fiocruz.

O PDTSP é um programa da Fiocruz de indução à pesquisa estratégica, que visa fomentar as atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas essencialmente para a inovação tecnológica no campo da saúde pública. A ideia da Rede é contruir o escopo do projeto em conjunto com os diversos representantes envolvidos, com o objetivo de discutir as melhores estratégias de construção e implementação do PDTSP-Teias.

A Fiocruz assumiu o desafio da gestão do Teias em Manguinhos, em uma cooperação inovadora tripartite entre o governo federal, através da ENSP e os governos estadual e municipal do Rio, cujo objetivo é a conformação, no bairro de Manguinhos, de um território integrado de saúde, com um modelo participativo de gestão em saúde, enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde. O conceito do Teias é uma estratégia de aperfeiçoamento político-institucional, gerencial e de organização da atenção do SUS e tem como finalidade integrar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, reunindo a cobertura de equipes da Saúde da Família, de Saúde Bucal, Centros de Atenção Psicossocial e Núcleos de Apoio às Equipes do Saúde da Família, funcionando como uma pequena rede social e assistencial com ensino, pesquisa e inovação.

A Rede PDTSP-Teias será constituída por duas sub-Redes - Gestão e Ecossistema da Saúde -, apoiadas em dois eixos temáticos, que terão como finalidade a elaboração de dois produtos para o fortalecimento do principal projeto de gestão do Ministério da Saúde, o Mais Saúde, que tem como objetivo melhorar significativamente as condições de saúde e a qualidade de vida dos brasileiros, tendo mais acesso a ações e serviços de qualidade.

A Sub-Rede Gestão terá como produto o modelo de gestão de Teias. Para esta Rede serão convidados pesquisadores da Fiocruz que possam participar de um projeto colaborativo no território de Manguinhos, em conjunto com a iniciativa Teias-Escola Manguinhos.

Já a Sub-Rede Ecossistema da Saúde terá como produto um modelo metodológico para gestão de território urbano integrado de promoção e atenção à saúde, fundamentado na abordagem ecossistêmica da saúde. Para esta sub-rede estão convidados pesquisadores da Fiocruz que possam contribuir para a elaboração do produto, desenvolvendo sua participação no projeto colaborativo no território Manguinhos ou outro território no país.

Ao todo, o PDTSP-Teias terá o financiamento de 800 mil reais pela VPPLR/Fiocruz, para utilização em 2010, com previsão de recursos adicionais nos dois anos seguintes. São também previstos recursos adicionais provenientes do componente pesquisa do Projeto Teias - Escola Manguinhos. O tempo de duração da Rede será definido durante a preparação do projeto coletivo, mas estima-se a duração de três anos.

O PDTSP da Fiocruz foi criado em 2001 e sua missão é apoiar a inovação tecnológica no campo da saúde pública, definida como transformação de ideias em produtos, processos e abordagens tecnologicamente novos ou significativamente aprimorados, que potencialmente possam proporcionar melhorias importantes nos produtos, processos e abordagens existentes, visando soluções para as necessidades de saúde da população brasileira.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos