Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Aula inaugural de mestrado em gestão do trabalho acontece em 7/6

O Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde inicia, nesta segunda-feira (7/6), sua segunda turma com uma conferência especial proferida pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Francisco Eduardo Campos. A atividade está marcada para as 9 horas, no auditório térreo da ENSP. O mestrado é coordenado pelo pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP/Fiocruz) Antenor Amâncio Filho. A conferência é aberta, não sendo necessária a inscrição prévia.

Durante o curso, os 30 alunos participantes analisarão as relações entre a política de saúde e as demais políticas públicas vigentes no país, discutirão a articulação entre trabalho, gestão e educação na saúde para gerar conhecimentos e produtos, estudarão as implicações das inovações tecnológicas na gestão do trabalho no campo da saúde, identificarão as formas de flexibilização da gestão pública e sua influência na vinculação dos recursos humanos e contribuirão, ainda, para o processo de reestruturação e formação de recursos humanos no Sistema Único de Saúde.

O palestrante Francisco Eduardo Campos possui graduação em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1985). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase no campo do Desenvolvimento de Recursos Humanos. Foi consultor da Organização Pan-Americana/Mundial da Saúde em Washington e Genebra, representante do Brasil na OMS e faz parte do Board da Global Health Workforce Alliance. Desde julho de 2005, ocupa a Secretaria da Educação da Gestão e do Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde.

Mestrado une educação na saúde e gestão do trabalho

Lançado em maio de 2008, a primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde teve inicio em julho de 2008, com 30 alunos. O curso foi concluído em setembro de 2009 com um seminário que reuniu alunos, representantes do Ministério da Saúde, da ENSP, dos conselhos nacional e estadual de saúde e debateu a realidade da política de formação e de gestão de recursos humanos do país, além de ter possibilitado a troca de experiências. Na ocasião, foi lançado o livro Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: ação e reflexões, composto de textos de representantes do Departamento de Educação e Trabalho em Saúde e dos resumos de trabalhos dos 30 alunos participantes do curso. O prefácio do livro foi escrito por Francisco Eduardo Campos, e sua apresentação feita por Antônio Ivo de Carvalho.

A conferência é aberta a todos os interessados, não sendo necessária a inscrição prévia.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos