Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Pesquisadora da ENSP/Fiocruz recebe Comenda da Ordem do Rio Branco

Na terça-feira, 20 de abril, a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e representante da Fiocruz para a África, Célia Maria de Almeida, receberá a Comenda da Ordem de Rio Branco. Outorgada pelo Conselho da Ordem de Rio Branco, a medalha é uma condecoração oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores e será entregue durante cerimônia realizada no hall do Palácio Itamaraty, em Brasília, a partir das 11 horas.

A participação da ENSP no continente africano é fruto da prioridade que a política externa brasileira, estimulada pelo presidente Lula, tem dado à saúde e ao estreitamento de laços de cooperação entre o Brasil e países africanos, com especial ênfase naqueles que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Atualmente, Célia Almeida é responsável pela implantação do Escritório da Fiocruz na África.

Localizado no Centro Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo, o escritório foi aberto em outubro de 2008 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e do então presidente da Fiocruz Paulo Buss. A Fiocruz África é o primeiro escritório internacional da Fundação.

Celia Maria de Almeida

Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas, Célia Almeida possui mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fiocruz (1995). É pesquisadora titular da ENSP/Fiocruz desde 1978.

Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde (nacionais e globais), Organização de Sistemas e Serviços de Saúde, Saúde Global e Diplomacia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: política de saúde, sistemas de saúde, reforma setorial, reforma de sistemas de serviços de saúde, novos modelos de reforma e avaliação de programas e serviços de saúde.

É coordenadora do curso de Especialização em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, que busca capacitar profissionais para a análise e discussão das relações entre a dinâmica da globalização e seu impacto sobre as políticas de saúde, os sistemas de saúde e a saúde das populações em nível nacional e internacional.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos