Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Fiocruz lança publicação na 2ª Conferência Nacional de Cultura

A edição 3 do mês de março da Revista Saúde Digital, do Ministério da Saúde, destacou a publicação desenvolvida pela ENSP/Fiocruz em parceria com a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura "Oficina Nacional de Indicação de Políticas para a Inclusão de Pessoas com Deficiência" na 2ª Conferência Nacional de Cultura. Na matéria, o pesquisador da ENSP Paulo Amarante falou sobre os aspectos mais importantes do relatório.

Confira a matéria abaixo:

Fiocruz lança publicação na 2ª Conferência Nacional de Cultura

Durante a 2ª Conferência Nacional de Cultura, realizada entre os dias 11 e 14 de março, a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) apresentou o relatório final da Oficina Nacional de Indicação de Políticas para a Inclusão de Pessoas com Deficiência. A publicação foi desenvolvida pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), em parceria com a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC).

A oficina teve início a partir do projeto Loucos por Diversidade, desenvolvido pelo Laboratório de Atenção Psicossocial em Saúde (Laps) e voltado para pessoas com sofrimento mental e profissionais do setor de arte e cultura. O êxito do projeto resultou em diretrizes que vêm sendo desdobradas em políticas públicas - uma delas é o edital Loucos pela Diversidade - edição Austregésilo Carrano e fez com que a Ensp fosse convidada a organizar um trabalho semelhante com deficientes físicos. Dessa vez sob o tema Nada sobre nos sem nós.

Segundo Paulo Amarante, pesquisador da Ensp/Fiocruz, uma dos aspectos mais importantes do relatório foi o contato com os próprios deficientes, que possibilitou um relato mais próximo de suas necessidades. "As pessoas criam leis para deficientes auditivos, visuais e cadeirantes sem escutar suas experiências", avalia ele, que durante a oficina traçou diretrizes sobre patrimônio, difusão, fomento e acessibilidade.

Para facilitar o acesso de deficientes visuais à publicação, foi desenvolvido um DVD com audiodescrição - recurso de tecnologia assistiva que consiste na tradução de imagens em palavras, inédito no Brasil.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos