Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Palestra do economista Marcelo Neri abre ano letivo nesta segunda

O economista e chefe do Centro de Políticas Sociais, filiado ao Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Marcelo Neri, é o convidado especial para a palestra de abertura do ano letivo de 2010 da ENSP 'Educação, distribuição de renda e desenvolvimento humano: uma abordagem transversal'. O evento acontecerá no dia 22 de março, às 9h30, no Auditório Térreo da Escola. No dia 24 de março, para recepcionar os novos alunos, a Escola realizará ainda, no Auditório Térreo, às 14h, o Centro de Estudos especial com a exibição do documentário 'Sicko - SOS Saúde', de Michael Moore, seguido de debate com o sanitarista José Carvalho de Noronha sobre a reforma do sistema de saúde americano. Os eventos são abertos a todos os interessados, não é necessária inscrição prévia e serão transmitidos pela internet por meio da Rede Fiocruz.

Marcelo Côrtes Neri é chefe do Centro de Políticas Sociais (CPS) vinculado ao IBRE/FGV. O professor ministra aulas na Graduação e Mestrado da EPGE/FGV, o único com grau máximo de avaliação, segundo a Capes. É Ph.D. em economia pela Universidade de Princeton, Mestre e Bacharel em economia pela PUC-Rio. Atuou como pesquisador na Diretoria de Estudos Sociais do Ipea. As suas principais áreas de trabalho são bem-estar social, trabalho e microeconometria. Algumas de suas pesquisas são: 'O Mapa do Fim da Fome' e 'O Mapa da Exclusão Digital'. Atua ativamente na proposição, avaliação e debate sobre políticas públicas, tendo participado da criação do sistema de pisos salariais estaduais e do desenho de sistemas de metas sociais, aplicado em algumas unidades da federação. Mais recentemente, sua proposta de criação de mecanismo de crédito social vinculado às Metas de Desenvolvimento do Milênio foi premiada durante o congresso Global Network Meeting, realizado em Dakar, Senegal. (fonte: currículo Lattes)

Além da tradicional recepção dos novos alunos, com uma apresentação das coordenações e setores da Escola, no dia 24 de março, às 14 horas, será realizado um Centro de Estudos com exibição do documentário 'Sicko - SOS Saúde', de Michael Moore, seguido de debate com o sanitarista e responsável pelas Relações Internacionais do Consórcio Brasileiro de Acreditação, José Carvalho de Noronha, sobre a reforma do sistema de saúde americano. Em 'Sicko', o diretor traz relatos de cidadãos americanos que tiveram suas vidas arruinadas pelo sistema de saúde do país, mostrando que a crise não afeta apenas os milhões de cidadãos que não possuem seguro de saúde, mas também milhões de outros que pagam suas prestações e estão frequentemente lutando com a burocracia e com suas regras oficiais obscuras.

ENSP se renova a cada abertura de ano letivo

A ENSP tem a tradição de convidar nomes de destaque no cenário nacional para abrir o ano letivo da Escola. Em 2006, o coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), Carlos Morel, abordou a estruturação de um Sistema Global de Inovação em Saúde em sua palestra. Em 2007, a então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, emocionou toda a Escola ao abordar as 'mudanças climáticas e seus impactos na saúde', e, em 2008, a coordenadora da área de Saúde Coletiva da Capes/MEC, Rita Barradas Barata, abordou o 'Campo da Saúde Coletiva: panorama e perspectivas'. Em sua palestra, a convidada comentou o panorama que a área de saúde coletiva tem no conjunto da pós-graduação brasileira e na capacidade de pesquisa, além dos desafios para o futuro. Já em 2009, foi a vez do bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias (RJ), Dom Mauro Morelli, que pediu a todos da Escola "que vivam a vida de forma plena e consciente", abordando ainda a relação entre saúde e desenvolvimento social.




(Foto: FGV)

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos