Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Rede discute o conceito de Habitação Saudável na I CNSA

Com o objetivo de discutir e difundir o conceito de habitação saudável, a Rede Brasileira de Habitação Saudável (RBHS/ENSP/Fiocruz) participou do debate promovido na 'I Conferência Nacional de Saúde Ambiental' (I CNSA) destacando a importância de trabalhar a intersetorialidade no campo Saúde - Meio Ambiente - Saneamento. A conferência, realizada em dezembro de 2009, em Brasília, mobilizou cerca de 1.500 pessoas, entre delegados, convidados e observadores internacionais e definiu 24 diretrizes e 48 ações estratégicas para a construção da primeira Política Nacional de Saúde Ambiental do país. O professor da ENSP, Alexandre Pessoa Dias, delegado da I CNSA, publicou artigo em que traça um balanço do encontro e aponta que, independentemente das limitações da I CNSA, foi possível avançar em pontos fundamentais.

De acordo com Simone Cynamom, pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP/Fiocruz) e coordenadora da RBHS, um dos objetivos destacados na conferência foi mostrar que habitação saudável deve ser vista como um macrocampo na implementação de políticas públicas de saúde. "Habitação saudável não está ligada apenas à moradia, engloba muito mais que isso. Todo espaço em que convivemos a maior parte do nosso dia, é considerado habitação saudável. Ela está dentro do campo da saúde ambiental, ou seja, trabalha com a intersetorialidade de vários campos", enfatizou.

Segundo a pesquisadora, a atuação da RBHS na I CNSA foi bastante positiva, pois conseguiu por em pauta que somente com o intercâmbio, de forma pragmática, entre os diversos campos da saúde, será possível construir políticas de saúde ambiental eficazes. Além disso, de acordo com Simone, na conferência, foi distribuída uma grande quantidade do manifesto elaborado pela rede.

Para Alexandre Pessoa Dias, tecnologista em Saúde Pública do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), integrante da Rede Brasileira de Habitação Saudável (RBHS/DSSA/ENSP) e subcoordenador e professor do curso de especialização em Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis da ENSP, a conferência foi um excelente processo pedagógico de mobilização social necessária para a formação da consciência política, sanitária e ambiental dos profissionais, militantes, gestores e sociedade em geral.

Para Simone, a participação da RBHS na conferência foi uma oportunidade de mostrar que um campo (habitação saudável) que foi desenvolvido na ENSP está relacionado a outros campos da saúde de uma forma multidisciplinar. "Precisamos enfatizar que é necessário promover a interação da saúde, nosso grande desafio é promover a intersetorialidade", explicou a coordenadora.

Além do artigo, publicado no Jornal do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Fiocruz, também é possível conferir, em anexo, o 'Manifesto da Rede Brasileira de Habitação Saudável - GT Habitação Saudável e Desastres', elaborado pelos integrantes da RBHS do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP e amplamente divulgado durante a I CNSA.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos