Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Seminário debate integração, atenção, ensino e pesquisa para Manguinhos

No dia 10 de dezembro, a Escola Nacional de Saúde Pública irá promover o seminário 'Tecendo Teias - Escola - Território Integrado de Atenção à Saúde', no qual irá apresentar e discutir o projeto entre as unidades da Fundação Oswaldo Cruz. O Teias é fruto da cooperação tripartite inédita entre Fiocruz, governo estadual e Prefeitura do Rio, cujo objetivo é a conformação do bairro Manguinhos como um território de atenção à saúde integrada e transformadora das práticas da atenção, inovando-as com ensino, pesquisa e melhoria da condição atual de saúde da população.

A atividade será realizada no Salão Internacional da ENSP, das 9 às 17 horas. A mesa de abertura será formada por membros da presidência da Fiocruz e representates do Fórum de Manguinhos. Em seguida, o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, e a coordenadora de pesquisa do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), Elyne Montenegro Engstrom, irão apresentar o projeto Teias - Escola Manguinhos.

Na parte da tarde, serão formados grupos de trabalho para debater a estruturação do projeto. De acordo com Elyne, que também faz parte da direção do Teias, é fundamental que as unidades da Fiocruz indiquem representantes para participar dos grupos. Ao final da reunião, haverá uma plenária para discutir as propostas apresentadas e os compromissos firmados pelos participantes.

O Teias tem como finalidade integrar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, reunindo a cobertura de equipes da Saúde da Família, de Saúde Bucal, Centros de Atenção Psicossocial e Núcleos de Apoio às Equipes do Saúde da Família, funcionando como uma pequena rede social e assistencial, com ensino, pesquisa e inovação. Sua concepção está associada aos referenciais da Promoção da Saúde, com ações voltadas para participação comunitária e intersetorialidade para a transformação das condições de vida local.

O projeto busca a construção de redes e de um território integrado a partir da constituição da cobertura de 100% da saúde da família. Dessa forma é possível integrar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde no território de Manguinhos.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos