Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Economia da saúde será tema de congresso no Rio de Janeiro

Com o objetivo de debater a economia da saúde brasileira, a crise econômica e o financiamento de políticas sociais em saúde, será realizado, no Rio de Janeiro, o IX Encontro Nacional de Economia da Saúde, entre os dias 7 e 9 de dezembro. O evento reunirá diversas entidades e representantes de instituições, como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e a ENSP. Na ocasião, também acontecerão duas mesas sobre os 20 anos do SUS com a participação de pesquisadores da Escola. Dois professores da ENSP também tiveram trabalhos científicos aprovados para o encontro.

A pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, Maria Alícia Dominguez Ugá, e presidente da Comissão Organizadora do IX Encontro, afirmou que este encontro proporcionará um grande debate sobre temas de muita relevância para o desenvolvimento e direcionamento do financiamento em saúde e de políticas sociais para o país. "Debateremos questões sobre a crise econômica no Brasil e na América Latina, o financiamento do setor, instrumentos econômicos financeiros da gestão do sistema e também a proposta da reforma tributária, que traria consequências graves para o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)", comentou.

De acordo com Maria Alicia Ugá, a discussão do financiamento é crucial para o país, pois o financiamento do SUS vis a vis a proposta mais forte de reforma tributária - a proposta do governo - retiraria fontes do SUS que hoje são estáveis. Além de palestras, painéis e mesas de debate acontecerão duas sessões especiais sobre os 20 anos do SUS. Uma mesa será composta de entidades civis, como a Abrasco e Cebes, e outras trarão a visão da academia.

A mesa 'Movimento da Reforma Sanitária Brasileira: o papel das entidades', acontecerá dia 8/12 e terá o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, como coordenador. O painel 'Os 20 anos do SUS: um balanço' reunirá nomes de especialistas na área como José Noronha, do Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e Gastão Wagner de Sousa, da Unicamp. O coordenador dessa mesa será o ex-ministro da Saúde, José Felipe Saraiva. Os pesquisadores da ENSP Nilson do Rosário Costa e Luciana Dias Lima apresentarão os trabalhos aprovados para o evento.

As inscrições, que ainda estão abertas, e mais informações sobre o IX Encontro podem ser obtidas pelo sítio eletrônico da Associação Brasileira da Economia da Saúde. Confira a programação completa.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos