Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Sessão de pôsteres promove troca de experiências entre alunos e pesquisadores

Nesta terça-feira (1/12), a Escola Nacional de Saúde Pública promoveu um encontro entre os alunos de mestrado, especialização e iniciação científica com o objetivo de apresentar os pôsteres exibidos em congressos durante o ano de 2009. A atividade foi realizada numa parceria entre o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP) e o Departamento de Ciências Biológicas (DCB/ENSP), com a proposta de trocar experiências científicas entre pesquisadores e alunos.

A maioria dos trabalhos era da área de microbiologia. Segundo a pesquisadora Adriana Sotero (DSSA), que coordenou as apresentações, os temas se relacionavam com o monitoramento de água e areia, vigilância ambiental, educação ambiental, análise do ambiente, doenças causadas pela falta de saneamento, além de pesquisas sobre novas formas de diagnóstico e desenvolvimento de novas tecnologias.

A atividade foi voluntária e não tinha um caráter avaliativo. No entanto, de acordo com Adriana, foi importante para unir os alunos dos diferentes cursos da Escola e dar a eles a oportunidade de falar dos seus trabalhos. "Nem todos os alunos tiveram a chance de participar da apresentação nos congressos. Portanto, esta é uma chance de deixá-los falar, de percebermos sua visão sobre as pesquisas, de avaliarmos como se comportam durante a apresentação. Além disso, muitos trabalhos se situam em projetos maiores e de grande complexidade. Portanto, um momento como este permite que eles possam conhecer o trabalho como um todo, além da relação entre os diferentes trabalhos dentro do mesmo grupo".

Apesar de as apresentações terem sido voluntárias para os alunos, elas possibilitaram a análise dos pesquisadores a respeito do andamento dos projetos, assim como melhor entendimento dos alunos sobre os temas. "Embora tenha sido uma atividade expositiva, funcionou como uma avaliação de final de ano para nós pesquisadores. Por meio das apresentações é possível verificar como andam as pesquisas, qual será o próximo passo a ser trabalhado, como está sendo a interação do aluno com seu tema. Enfim, serve para traçarmos um perfil das pesquisas atuais e projetarmos coisas para o futuro. A ideia é realizarmos esse encontro mais vezes e mobilizarmos cada vez mais alunos", afirmou Adriana.


Rafael Coimbra é bolsista de iniciação científica pela Faperj e está vinculado ao departamento de Saneamento da ENSP. Seu projeto faz parte de uma pesquisa sobre a implantação da cadeia produtiva da carne de quelônios e jacarés, desenvolvido em parceria com a Fiocruz de Manaus. Para ele, escutar conselhos sobre seu trabalho e verificar diferentes formas de desenvolver os projetos é enriquecedor.

"Trabalho com a Adriana em um projeto sobre a implantação da cadeia produtiva da carne de quelônios e jacarés em Manaus. Não existe legislação na atualidade com relação à carne desses dois animais. Estamos analisando a qualidade para o consumo humano dessas carnes com relação a coliformes e salmonelas, para ajudar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na implantação de legislações. Estar aqui é importante para trocar experiências e escutar sugestões não só com relaçao ao meu trabalho, mas em relação aos outros, pois aprendemos novas formas de coleta de dados e metodologias de pesquisa", revelou.

Jane da Costa, aluna de mestrado, desenvolve um trabalho sobre a qualidade das areias de praia nas zonas costeiras da Baía de Guanabara. Para ela, que esteve muito envolvida no trabalho de campo, foi a possibilidade de acompanhar o andamento do trabalho dos seus colegas. "Meu trabalho foi muito grande e não tive a oportunidade de acompanhar a pesquisa dos meus colegas. Esse momento é importante para revermos os amigos e trocarmos experiências".

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos