Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Iniciativa criará catálogo iconográfico sobre reforma manicomial

O Laboratório de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz) está iniciando um novo projeto, pioneiro no Brasil, para criar o primeiro catálogo iconográfico da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Esse material - cartaz, folder, camiseta, boton, boné, entre outros - vem sendo utilizado pelo movimento social e pelo serviço como forma de expressão na luta antimanicomial. O responsável pelo projeto é o pesquisador Paulo Amarante, que estará em Buenos Aires (Argentina), entre os dias 19 e 22 de novembro, participando do 'VIII Congresso de Saúde Mental e Direitos Humanos'.

"Há anos, comecei a recolher e preservar todo tipo de material oriundo do movimento da Reforma Psiquiátrica. É um meio de produção de subjetividade. Atualmente, tenho centenas de materiais arquivados, reunindo as mais diversas expressões culturais", explicou Paulo Amarante. A partir desse acervo, o pesquisador deu início a busca mais orientada de material, para fazer uma análise do que for recebido e produzir um catálogo com informações do artista que produziu a peça e sua relação com a luta antimanicomial no Brasil. Quando pronto, o catálogo será distribuído para aqueles que tiveram suas peças publicadas e para os serviços de saúde mental de todo o país.

Para Paulo Amarante, a produção do catálogo faz parte do convênio que o Laps/ENSP/Fiocruz mantém com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. Podem enviar material entidades, associações, movimentos, serviços e pessoas em geral que possuam algum tipo de arte e que desejam incluí-lo no catálogo. O material deve ser enviado ao Laps (Av. Brasil, 4036 - sala 506 - Manguinhos (RJ) - 21040-361), de acordo com as instruções listadas na ficha de inscrição, em anexo. A expectativa de Paulo Amarante é iniciar a seleção de material no início de 2010 para, em seguida, publicá-lo.

A edição 38 (outubro de 2005) da Revista Radis, que traz um especial da Reforma Psiquiátrica Brasileira, publica alguns dos materiais guardados de Paulo Amarante. Clique aqui para acessar esta edição.

Paulo Amarante relança livro no 'VIII Congresso de Saúde Mental e Direitos Humanos'

De 19 a 22 de novembro, Paulo Amarante estará em Buenos Aires (Argentina) para participar do 'VIII Congresso de Saúde Mental e Direitos Humanos' e do 'III Fórum Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos'. "Sou da comissão organizadora desde o primeiro ano e participei das oito edições. Seguindo a tradição de 32 anos, as madres de maio farão sua tradicional caminhada em volta da praça, na quinta-feira. Em seguida, a presidente da Associação das Madres, Hebe de Bonafini, fará um discurso abordando os temas relacionados ao congresso, tais como: direitos humanos, das pessoas acometidas de transtorno mental, da violência, da discriminação, dos manicômios, da medicalização entre outros", disse.

Durante os eventos, Paulo Amarante lançará o livro 'Dispositivos Antimanicomiais e Saúde Mental', que é uma releitura do livro 'Saúde Mental e Atenção Psicossocial'. A publicação conta com prefácio de Alicia Stolkiner, da Alames, e posfácio do psicanalista Henrique Carpinteiro. O pesquisador participará ainda de uma mesa-redonda sobre Reforma Psiquiátrica na América Latina e apresentará todo o histórico do projeto 'Loucos pela Diversidade'.

Marcada solenidade de entrega dos prêmios do edital Loucos pela Diversidade

No dia 25 de novembro, será entregue o Prêmio 'Loucos pela Diversidade - edição Austregésilo Carrano'. Ao todo, foram contemplados 55 projetos, sendo sete de instituições públicas, oito de Ongs, 20 de grupos autônomos e 20 de sujeitos autônomos. A solenidade acontecerá no Teatro de Arena, na Caixa Cultural, no Centro do Rio de Janeiro, às 11 horas, com as presenças do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, e da presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho. Na ocasião, será feita uma homenagem ao Austregésilo Carrano.

O objetivo foi premiar iniciativas artísticas culturais inovadoras para fortalecer e dar visibilidade ao trabalho que vem sendo realizado por pessoas, grupos, organizações ou instituições envolvidas com aqueles que têm algum sofrimento psíquico.

Clique aqui e confira o resultado final do Prêmio 'Loucos pela Diversidade - edição Austregésilo Carrano'.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos