Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Reciclagem de entulho da construção civil pode ajudar na saúde ambiental

A ENSP realizará, na segunda-feira (16/11), o seminário 'Contribuição da reciclagem de entulho da construção civil à saúde ambiental no Estado do Rio de Janeiro', com a participação da secretária de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, e de representantes dos 92 municípios do estado. A atividade é promovida pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental e acontecerá no Salão Internacional da Escola (4º andar), a partir das 12h30.

A exposição de Marilene Ramos terá como tema 'O controle dos resíduos sólidos no Estado do Rio de Janeiro: o apoio estatal e a regionalização no gerenciamento de resíduos da construção civil, possibilitando a maior conscientização dos benefícios da reciclagem à saúde ambiental'. Participará ainda do evento o representante da Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Márcio Alexandre Baptista.

No mundo inteiro, o gerenciamento de resíduos sólidos apresenta-se como uma questão de difícil transposição. De acordo com estatísticas internacionais, os resíduos da construção civil (RCC) representam 60% do total gerado de resíduos sólidos. Iniciativas são necessárias para que os RCC sejam reaproveitados ou reciclados a fim de atender a um interesse coletivo.

O evento objetiva disseminar uma discussão nas municipalidades do Estado do Rio de Janeiro quanto ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil, envolvendo o reaproveitamento por meio da Reciclagem de Entulho como ação que possa contribuir para a prevenção do dengue no Estado do Rio de Janeiro e com vistas ao desenvolvimento sustentável no Estado do Rio de Janeiro.

A Resolução Conama nº 307, de 5 de julho de 2002, apresenta a reciclagem de entulho dos RCC como solução viável para proteção da vida útil dos aterros sanitários. No Estado do Rio de Janeiro, Lei Estadual nº 4.829, de 30 de agosto de 2006, institui a política de reciclagem de entulhos de construção civil incentivando a comercialização e a industrialização de materiais recicláveis, que resultem principalmente no reaproveitamento para a construção de casas populares. Além dos instrumentos federal e estadual citados, os municípios devem contar com a aprovação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil.

O evento, aberto ao público, será transmitido ao vivo pela Rede Fiocruz. Não é necessária inscrição prévia.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos