Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Pesquisa sobre Estratégia de Saúde da Família na Biblioteca Multimídia

Os resultados finais da pesquisa 'Estudos de Caso sobre a Implementação da Estratégia Saúde da Família em Quatro Grandes Centros Urbanos', realizada pelo Núcleo de Estudos Político-Sociais em Saúde (Nupes/DAPS/ENSP/Fiocruz), já estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP. A pesquisadora Ligia Giovanella foi uma das coordenadoras do estudo, cujos os resultados indicam potencialidades da Saúde da Família ser implementada em uma perspectiva de atenção primária abrangente, condicionada, todavia, por adaptações locais do modelo, com ampliação dos recursos assistenciais e profissionais na Unidade Básica de Saúde, organização da rede assistencial e melhoria da oferta especializada.

A pesquisa teve por objetivo analisar a implementação da Estratégia Saúde de Família, com foco na integração à rede assistencial e à atuação intersetorial, em quatro grandes centros urbanos, para discutir as potencialidades da Saúde da Família (SF) como estratégia de atenção primária em saúde (APS) abrangente. Os eixos de análise são integração e intersetorialidade - elementos fundamentais de uma atenção primária integral.

Foram realizados estudos de caso em quatro grandes centros urbanos com experiências consolidadas de implementação da Estratégia Saúde da Família e cobertura maior de 60% da população, empregando uma estratégia de pesquisa sustentada em diversas fontes e métodos. Realizadas também entrevistas com gestores e gerentes municipais para estudo qualitativo (77 gestores e gerentes), inquéritos com aplicação de questionários autopreenchidos à amostra de profissionais das equipes de saúde da família (1.336 profissionais pesquisados) e de questionários fechados a uma amostra representativa de famílias cadastradas e entrevistadas em seus domicílios (3.312 famílias entrevistadas)

Estão disponíveis, na Biblioteca Multimídia da ENSP, os relatórios finais dos quatros Estudos de Caso sobre a Implementação da Saúde da Família em Aracaju, Belo Horizonte, Florianópolis e Vitória, os quais contemplam todos os resultados por eixo de análise, articulando as diversas fontes e perspectivas: gestores, profissionais e famílias. Cada relatório inicia-se por um sumário executivo sintetizando os principais resultados. Os relatórios de cada caso estão organizados nos seguintes tópicos:

*Caracterização sociodemográfica e sanitária dos municípios
*Características de vulnerabilidade das famílias adscritas
*Contexto político institucional de implementação e consolidação da SF
*Gestão do trabalho em Saúde da Família
*Organização do processo de trabalho e práticas assistenciais das ESFs
*Conhecimento e uso da SF
*Posição da Estratégia Saúde da Família na rede assistencial
*Integração da Estratégia Saúde da Família à rede de serviços de saúde
*Coordenação dos cuidados
*Intersetorialidade
*Acompanhamento das famílias e dos grupos prioritários
*Avaliação das famílias
*Fatores facilitadores e limitantes da consolidação da Estratégia Saúde da *Família em grandes centros urbanos


Estão também disponibilizados quatro instrumentos de pesquisa: questionário para médicos e enfermeiros; questionário para ACS; questionário para técnicos/auxiliares de enfermagem; e questionário para entrevistas com famílias. Os resultados da pesquisa já foram tema de uma sessão científica na ENSP e do V Ciclo de Debates Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, realizado em maio de 2009, na Escola.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos