Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP reúne especialistas para debater tendências da gestão em saúde

Por iniciativa do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), com apoio do CNPq, acontecerá, entre os dias 9 e 13 de novembro, na Escola, o 'Ciclo de Atividades Planejamento e Gestão em Saúde: Perspectivas e Tendências'. A atividade tem o objetivo de propiciar o debate sobre diferentes abordagens teórico-metodológicas no campo da saúde coletiva, principalmente a gestão de redes em saúde. Destaca-se o enfoque da démarche stratégique aplicada à rede hospitalar e de serviços de saúde no contexto de experiências concretas no Brasil e na França.

A conferência de abertura do seminário será proferida por Michel Crémadez, do grupo HEC, Paris, com o tema 'A gestão estratégica hospitalar na França: teoria e prática', na segunda-feira (9/11), a partir das 9 horas. Dentro do Ciclo de Atividades haverá ainda o Seminário 'Cenários do Planejamento e Gestão em Saúde', dividido em dois temas: 'Gestão de redes hospitalares e de sistemas de serviços de saúde' e 'Tendências e abordagens emergentes em planejamento e gestão em saúde', com a presença de pesquisadores convidados de diversas instituições brasileiras. Para participar do Seminário, no dia 12 de novembro, é necessário fazer inscrição pelo e-mail seminarioplaneja@ensp.fiocruz.br.

O 'Ciclo de Atividades Planejamento e Gestão em Saúde: Perspectivas e Tendências' é organizado pelos pesquisadores do Daps/ENSP Francisco Javier Uribe Rivera, Elizabeth Artmann e Luciana Dias. A programação completa está disponível no arquivo em anexo. Além da conferência de abertura e do Seminário, outras atividades estarão abertas ao público, sem a necessidade de inscrição prévia.

Segundo Elizabeth Artmann, a démarche stratégique é um método desenhado para o setor público, que supõe a adaptação de um enfoque empresarial. 'Ele problematiza a dissociação entre direção estratégica da instituição e nível operacional, em busca do planejamento contínuo e flexível de outros projetos', tendo sido criado pelo professor francês Michel Crémadez.

Michel Crémadez

O pesquisador e professor francês Michel Crémadez notabilizou-se como uma das maiores autoridades em gestão estratégica de empresas do setor público e privado. Estudioso do campo da saúde desde 1983, tem realizado pesquisas relativas ao gerenciamento de sistemas e redes de serviços de saúde e, em particular, à gestão estratégica hospitalar, em países da Europa, África do Sul, América Central e do Sul.

Crémadez publicou numerosos artigos em revistas especializadas sobre gestão de hospitais e na Revista Francesa de Gestão, sendo autor da obra Gestão Estratégica Hospitalar (Inter Edição, 2ª edição, 1997) e coautor de Strategor (Dunod, 3ª edição, 1997). Dedica-se, atualmente, à direção pedagógica do Grupo Hautes Etudes Comerciaux (HEC, France), considerado pelo Financial Times, em 2009, a quinta instituição de educação internacional na formação contínua de dirigentes. É coautor, junto com François Grateau, do método de gestão Démarche Stratégique, cujo enfoque vem sendo adaptado e utilizado em instituições brasileiras, no Rio e em outros estados.

No dia 2 de outubro, a aluna Maria Angélica Andrade, orientada por Elizabeth Artmann, defendeu a tese de doutorado com o título 'Démarche Estratégica em instituições de diferentes níveis de complexidade: instrumento potencializador de humanização hospitalar numa cultura em transição', tendo como campo um hospital de referência em materno-infantil no Espírito Santo e o Instituto de Pesquisa Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz). O estudo traz a aplicação do enfoque a uma instituição de pesquisa com indicadores próprios à pesquisa.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos