Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Pesquisas de Recursos Humanos em Saúde é tema da Conferência Internacional no IMS

Com o objetivo de reforçar evidências, o conhecimento no desenvolvimento de pesquisas sobre a força de trabalho em saúde, o Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ recebe trabalhos para a Conferência Internacional de RH em Saúde.

O resumo deve ser enviado para o e-mail conferenciarhs@ims.uerj.br até o dia 13 de janeiro de 2010. O autor será notificado sobre os resultados da submissão no dia 13 de fevereiro de 2010. Caso o resumo seja aceito, o autor terá até o dia 13 de abril de 2010 para submeter o manuscrito.

As pesquisas podem abordar apenas um país, uma região ou ainda ter uma perspectiva global, encorajando-se fortemente colaborações internacionais. Os apresentadores dos trabalhos selecionados receberão financiamento para passagem e diárias de acordo com disponibilidade. A participação na Conferência é gratuita, por essa razão o número de lugares é limitado.

O evento é organizado também pelo Departamento de RH da OMS, pelo Programa de RH da Opas, pela Representação Brasil da Opas, pela Rede Global de Analise Econômica da Força de Trabalho em Saúde - Universidade da Califórnia, Berkeley, pelo Banco Mundial, pela Aliança Global da Força de Trabalho em Saúde, pela Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Ministério da Saúde, Brasil.

O resumo - em português, inglês ou espanhol - deve ter a seguinte estrutura: título, nome e filiação do autor, tema - lista abaixo, contexto, objetivos, dados, métodos, resultados e implicações para a política de saúde - número de palavras: máximo de 500.

Os temas para o envio de resumos são:

- Uso de ferramentas e fontes de dados novas ou existentes para medir e monitorar a capacidade da força de trabalho em saúde;
- Alocação (parâmetros) de recursos humanos nos serviços de saúde;
- O uso de medidas inovadoras e modelos preditivos para analisar a dinâmica da oferta e demanda da força de trabalho em saúde, assim como níveis de remuneração, especialmente para técnicos e outras ocupações em saúde;
- Efeitos da distribuição geográfica, mobilidade, migração rural-urbana e características demográficas e econômicas da força de trabalho em saúde sobre o acesso, qualidade, organização e resultado dos serviços de saúde;
- Demanda e necessidades de formação da força de trabalho em saúde em vários modelos de prestação de serviços de saúde;
- Produtividade em saúde e composição da força de trabalho: ferramentas para medir e monitorar esses processos;
- Estrutura, escopo e papel do setor privado na oferta de recursos humanos em saúde.

Mais informações, acesse: http://www.obsnetims.org.br/ver_evento.asp?id=63.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos