Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP sedia 1º Encontro do Grupo de Trabalho de Habitação Saudável e Desastres

No dia 20 de outubro, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), por meio da Rede Brasileira de Habitação Saudável (RBHS/DSSA/ENSP), sediará o 1º Encontro do Grupo de Trabalho de Habitação Saudável e Desastres. O evento acontece no Salão Internacional da ENSP, das 9 às 17h, com objetivo de fortalecer alianças para aumentar a capacidade das instituições e profissionais em temas relativos à Habitação Saudável e construir o Centro de Referência de Desenvolvimento Tecnológico em Saneamento, Habitação Saudável em Desastres 'Szachna Eliasz Cynamon'. A atividade é aberta ao público.

Trata-se do primeiro evento do Grupo de Trabalho de Habitação Saudável e Desastres (GTHSD) da ENSP e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). A atividade tem o objetivo de fortalecer alianças para aumentar a capacidade das instituições e profissionais em temas relativos à Habitação Saudável aliada a situações acometidas por desastres, discutindo fundamentos, novas ferramentas e recursos disponíveis. Busca-se também uma resposta integrada por meio de estratégia de enfoque intersetorial para o intercâmbio de experiências com base para reforçar a integração regional da Rede de Habitação Saudável.

Outro objetivo do evento é discutir a construção do Centro de Referência de Desenvolvimento Tecnológico em Saneamento, Habitação Saudável em Desastres 'Szachna Eliasz Cynamon', cuja finalidade será desenhar um Programa de Habitação Saudável e Desastres em nível nacional, com vistas à formação de recursos humanos, pesquisa estratégica, desenvolvimento de tecnologias, formação de banco de sados e informação, e assessoria comunitária.

Rede Brasileira de Habitação Saudável, criada em 2002 e coordenada por Simone Cynamon, faz parte da Red Interamericana de Vivienda Saludable, que abrange 12 países. Seu objetivo é tornar qualquer ambiente construído um ambiente saudável desde a sua concepção ideológica e filosófica, para, assim, se refletir como um agente da saúde para seus moradores e usuários. Tal objetivo implica em um enfoque sociológico e técnico de enfrentamento dos fatores de risco e na promoção mais adequada em relação à orientação solar, à localização físico-geográfica-ambiental, à construção, à habilitação, à adaptação, ao gerenciamento, ao uso e à manutenção do ambiente construído e de seu entorno. O principal desafio dos projetos é a consolidação da intervenção sobre os fatores determinantes da saúde no espaço construído.

Confira a programação em anexo.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos