Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Palestra do presidente do IPEA inaugura semana de aniversário

Para inaugurar a semana comemorativa dos seus 55 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca receberá o economista e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, para a conferência de abertura 'Saúde, inclusão social e cidadania? Contra a fome e a miséria'. Na mesma ocasião, a ENSP vai aderir ao abaixo-assinado para aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC nº 047/2003), que inclui a alimentação entre os direitos sociais estabelecidos no Artigo 6º da Constituição. As atividades iniciarão às 9 horas, no Auditório Térreo da Escola.

Tendo como pano de fundo a crise financeira mundial e seus impactos nos índices de crescimento da economia global, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) apontou que, este ano, mais de 15% da população mundial sofrerão de desnutrição. Um bilhão de pessoas é o número projetado pela ONU para 2009. Por isso, mantendo sua tradição de engajamento com questões sociais, a escolha do tema deste ano reflete o papel da ENSP em promover a saúde por meio da ciência, da inclusão social e da cidadania em todo o país.

Em agosto de 2009, o estudo "Desigualdade e Pobreza no Brasil Metropolitano Durante a Crise Internacional: Primeiros Resultados" realizado pelo IPEA, revelou que, ao contrário de outros períodos de grave manifestação de crise econômica no Brasil (1982-1983, 1989-1990 e 1998-1999), que causaram mais pobreza nas regiões metropolitanas, desta vez houve diminuição do empobrecimento no país desde o último trimestre de 2008.

A adesão ao abaixo-assinado, que também reafirma o compromisso da Escola na luta contra a fome e a miséria, contará com a presença do diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Francisco Meneses, e antecederá a palestra de Marcio Pochmann. A campanha 'Alimentação: direito de todos' é organizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), com apoio de entidades públicas e da sociedade civil. O objetivo é criar um grande movimento, com repercussão nacional, para que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC nº 047/2003) seja aprovada até o dia 16 de outubro de 2009 - data em que se comemora o dia mundial da alimentação.

A PEC já foi aprovada no Senado Federal, faltando ainda a aprovação da Câmara dos Deputados. A proposta é de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). Para aderir ao abaixo-assinado e acompanhar o trabalho desenvolvido pelo Consea, clique aqui.

A programação inclui ainda a Mostra Científica da ENSP, exibição do filme "Três Irmãos de Sangue", homenagens e entrega de prêmios, Centro de Estudos especial sobre o tema 'As Políticas Públicas e a Construção da Cidadania: O PAC Manguinhos em Foco', com lançamento do vídeo sobre um ano de PAC, que o Laboratório Territorial de Manguinhos está produzindo, a inauguração do Observatório sobre Iniquidades em Saúde do Centro de Estudos de Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI-DSS) e a tradicional formatura dos alunos de Stricto sensu. A íntegra da programação dia a dia, pode ser conferida aqui.

Saiba mais sobre Marcio Pochmann

Marcio Pochmann é economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em Ciências Políticas e em Relações do Trabalho. É doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente da Unicamp desde 1995, Pochmann é professor livre-docente licenciado na área de economia social e do trabalho e também pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp desde 1989. Foi diretor-executivo do Centro entre 1997 e 1998. Também foi consultor do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de organismos multilaterais das Nações Unidas, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Foi ainda secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade de São Paulo entre 2001 e 2004. Já escreveu e organizou mais de 30 livros, dentre eles 'A Década dos Mitos', vencedor do Prêmio Jabuti na área de economia em 2002, e a série 'Atlas da Exclusão no Brasil'.

O 'Atlas da Exclusão Social' pode ser considerado uma referência para profissionais e acadêmicos que se interessam pela temática da responsabilidade social. Por meio de pesquisas realizadas em 2002, envolvendo os 5.507 municípios brasileiros, foram apresentados 41 mapas (nacionais e regionais), dando forma à geografia da exclusão social no Brasil. Segundo dados publicados, 25% dos brasileiros vivem em condições precárias e 42% dos municípios do país possuem altos índices de exclusão social. Apenas 200 cidades, 3,6% do total, possuem algum padrão adequado de atendimento social e representam 25% da população nacional.

(Foto Marcio Pochmann: Elza Fiúza/ABr)

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos