Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Exposição lança banco de dados com produção acadêmica da ENSP

Em mais uma atividade da semana comemorativa dos seus 55 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública promoverá uma exposição para lançar o banco de dados com a sua produção acadêmica. No ano de 2008, entre artigos e publicações em livros e capítulos dos seus docentes e discentes dos programas de pós-graduação, a ENSP produziu mais de 500 publicações científicas. A exposição ficará disponível em Totens, localizados na Tenda da Saúde, e será incorporada ao Portal ENSP. Para isso, foi desenvolvido um sistema de informação da produção científica, que possibilitará buscas e irá garantir mais visibilidade ao trabalho dos pesquisadores e alunos da Escola.

O Banco da Produção Acadêmica foi desenvolvido pela equipe da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP). Ana Furniel, coordenadora da CCI, explica que a ideia de desenvolver um banco de produção científica surgiu a partir de uma demanda do Conselho Deliberativo da ENSP. "Em relação ao Portal, pensamos em alternativas que dessem visibilidade ao enorme patrimônio constituído por esses trabalhos, os quais não apareciam de forma organizada na Internet".

A exposição científica será feita de forma virtual em função do volume da produção, sendo apresentada por meio de totens na tenda da Saúde, localizada no pátio interno da Escola. Serão três totens com a produção dos programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública. "Tanto nos totens como no portal, os visitantes poderão buscar a produção científica por autor ou palavra-chave. O trabalho de cadastramento da produção está sendo efetuado manualmente pela equipe da CCI. Entretanto, ainda faltarão algumas informações, e a intenção é que a atualização do banco de dados, depois da exposição, possa ser feita dinamicamente, contribuindo inclusive para que o tenha possibilidade de gerar o relatório para a Capes, ou seja, inverter o processo que usamos na elaboração do banco". Ainda de acordo com Ana Furniel, a ENSP dá um importante passo na gestão do conhecimento. "Com essa iniciativa, a Escola divulga de forma transparente uma informação valiosa, que, certamente, ajudará na divulgação científica na área de saúde pública".

Ao longo de sua trajetória, a ENSP tem atuado na formação de profissionais de todo o país, por meio de cursos Lato e Stricto Sensu, chegando, em 2009, à sua milésima dissertação de mestrado.

A Pós-Graduação Stricto Sensu da ENSP teve início em 1977, com o curso de mestrado em Saúde Pública, e hoje conta com cursos de mestrado e doutorado reconhecidos pela Capes em três Programas: Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública. A contribuição da Escola para o cenário acadêmico nacional e internacional se dá pelo trabalho e dedicação de seus alunos e docentes, e não somente por dissertações e teses, mas também por meio da publicação de livros, capítulos e artigos em periódicos científicos.

Em 2008, a ENSP teve uma produção docente e discente de 154 artigos no Programa de Epidemiologia, 73 no Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente, e 334 em Saúde Pública. Com relação aos livros e capítulos publicados, Epidemiologia teve 18 publicações; Saúde Pública e Meio Ambiente 12; e Saúde Pública 168. As áreas temáticas com maior número de artigos são Saúde Pública, Ambiental e Ocupacional (com 57% dos artigos), Parasitologia (8%), Medicina Tropical (8%), Psiquiatria (4.4%) e Ciências Ambientais (3.6%).

No que se refere à classificação dos artigos apresentados como produção pelos programas de pós-graduação à Capes para os anos de 2007 e 2008, cerca de 30% a 50% foram publicados em revistas de estrato Qualis A. O aumento da produção científica não se dá apenas na ENSP. Estudos de bibliometria e cienciometria indicam que a produção científica internacional vem apresentando um crescimento exponencial ao longo das últimas décadas. O Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil divulgou, em junho deste ano, que o país teve um acréscimo neste tipo de produção, atingindo o 13º lugar no ranking das nações com maior volume de publicações, correspondendo perto de 2,12% da produção científica mundial.

"Saúde, inclusão social e cidadania: contra a fome e a miséria" é o tema da semana de aniversário da Escola, que, este ano, será realizada de 21 a 25 de setembro. Para o ato solene de abertura da semana festiva, a ENSP receberá o economista e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann. A atividade, marcada para 9h30, no Auditório Térreo da Escola, estará aberta aos interessados.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos