Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Encontro promoverá debate e fortalecimento da Política Nacional de Humanização

Terá início nesta quarta-feira (5/08), em Brasília, o 2º Seminário Nacional de Humanização, com o tema 'Trocando experiências. Aprimorando o SUS'. O objetivo é promover um amplo debate sobre a humanização do SUS, abordando três eixos de discussão: 'Outro humanismo e os desafios da equidade na produção de saúde e sustentabilidade do SUS', 'Trabalho e Formação em Saúde' e 'Inovações nas práticas de atenção e gestão em saúde'. A conferência de abertura será proferida pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, participará da discussão sobre 'Integração entre políticas públicas e a promoção da saúde'. O evento deverá ser transmitido pela Rede HumanizaSus.

O seminário pretende reunir e dar visibilidade às iniciativas bem-sucedidas na área de humanização e discutir a capacidade transformadora das práticas de saúde e de gestão no SUS na perspectiva de consolidá-lo como política pública inclusiva e solidária. A proposta metodológica do Seminário está baseada em roda de conversação, que leva em consideração o método da tríplice inclusão: inclusão dos diferentes atores/autores do campo da saúde; inclusão dos conflitos presente nas rodas; e inclusão da dimensão coletiva sem a qual não se pode construir e consolidar políticas públicas no campo da saúde. Além disso, neste evento todos os participantes serão propositores, pois todos foram convocados a posicionar-se frente aos três eixos estruturantes do Seminário, integrando e qualificando o debate.

Já se passaram cinco anos desde a implementação da Política Nacional de Humanização (PNH), criada em 2003. Nesse tempo, as motivações e interesses para sua realização se alteraram, pois uma marca do HumanizaSUS é sua própria construção como política aberta, porque dialoga ininterruptamente com o SUS, seus sujeitos, construções, avanços e desafios alterando, acolhendo e incorporando novos elementos. Neste período, também permaneceu a convicção de que não se constrói e fortalece uma política pública sem a inclusão de sujeitos e sem diálogo. O evento, que acontecerá até 7 de agosto, se coloca como uma estratégia da PNH para dar visibilidade ao tema.

Dentro dos eixos estruturantes serão debatidos temas como 'Humanização da atenção e gestão do SUS: possibilidades no atual contexto do financiamento da saúde', 'Participação cidadã em saúde: desafios da qualificação da participação nas instâncias colegiadas', 'Transversalização da PNH no ensino e na pesquisa/produção de conhecimento em saúde', 'Estratégias de formação do trabalhador na saúde no cotidiano da atenção e gestão', 'Acolhimento com classificação de Risco e Vulnerabilidade', 'Rede HumanizaSus', e muitos outros. Todas as discussões do encontro serão registradas e trabalhadas para a produção dos anais do evento, que posteriormente serão publicados.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos