Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP vai desenvolver proposta para curso de Avaliação da efetividade da promoção da saúde

Trocar experiências e obter expertise na área de avaliação da efetividade e promoção da saúde foi o objetivo da participação da pesquisadora e docente do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias (CSEGSF/ENSP), Rosa Maria da Rocha na 'Oficina Latinoamericana Presencial de Avaliação da Efetividade em Saúde Pública e Promoção da Saúde 2009'. Em 2005 a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde Maria de Fátima Lobato Tavares também participou desta capacitação e o intuito agora é retomar o projeto de desenvolver na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca um curso específico para esta área.

De acordo com Rosa, a idéia de elaborar um curso é disseminar essas informações para outros profissionais de saúde. "A maioria dos projetos prevê o item avaliação, mas nem sempre ela é realizada. É necessário conhecer métodos de avaliação e quem deve fazê-la. Para isso, é preciso criar a 'cultura' da avaliação em nossos projetos. A avaliação da efetividade gera informações para os tomadores de decisão. Então, se você desenvolve o seu projeto e ao mesmo tempo o avalia, pode identificar o que está dando certo ou não e implementar ações necessárias durante seu desenvolvimento", ressaltou ela.

Rosa Maria, afirmando não ser uma expert no tema, disse que será preciso criar parcerias com outros profissionais e departamentos da ENSP para a elaboração deste curso de avaliação da efetividade da promoção da saúde. "Temos que agregar pessoas com experiência na área e que tenham interesse em colaborar para o desenvolvimento deste novo curso. A previsão é que o curso seja elaborado ainda em 2009 e lançado em 2010 para profissionais de saúde interessados em avaliação da efetividade da Promoção da Saúde".

O Curso 'Taller Latinoamericano Evaluación de Efectividade en Promoción de la Salud' foi oferecido, de maneira presencial, pelo Centro para el Desarrollo y Evaluación de Políticas y Tecnología en Salud Pública (CEDETES) e coordenado por Ligia de Salazar, da Universidad del Valle, em Cali, na Colômbia. Segundo Rosa, a idéia é trazer para a ENSP a metodologia de avaliação utilizada, e quem sabe, convidar profissionais do CEDETES para o desenvolvimento do curso no Brasil.

Durante a Oficina da Colômbia temas como marco lógico e avaliação de intervenções em saúde pública e promoção da saúde, enfoque metodológico qualitativo e quantitativo de avaliação, avaliação econômica em saúde pública, foram alguns dos temas abordados e debatidos entre os participantes do evento. "As discussões tiveram foco específico em cada projeto apresentado, e giraram em torno dos aspectos chave para a formulação da pergunta de avaliação e definição do objetivo da avaliação, que é fundamental para que cada pessoas possa fazer avaliação da efetividade de promoção da saúde e saúde pública", comentou. O curso contou com a presença de cerca de 30 alunos da America do Sul e Central.

A participação de Rosa se deu por meio de um projeto que desenvolveu na ENSP em conjunto com Maria de Fátima Lobato sobre escolares e a promoção da saúde, com foco na atividade física, na alimentação e condições de vida. Neste estudo foram aplicados questionários sobre o tema, que foram validados por crianças de escolas públicas da região de Manguinhos, Rio de Janeiro.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos