Congresso Internacional discutirá saúde mental no Mercosul
O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz) terá um ano intenso de atividades em 2009. Uma de suas primeiras atividades é o apoio aoCongresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, que acontecerá em junho, no Rio Grande do Sul, e, segundo o pesquisador da ENSP e coordenador do Laps, Paulo Amarante, terá como foco o desenvolvimento da concepção de reforma psiquiátrica pela América do Sul.
O evento acontecerá entre os dias 11 e 13 de junho, na capital gaúcha. De acordo com os organizadores, a expectativa é reunir profissionais, pesquisadores, acadêmicos, usuários, familiares, palestrantes internacionais e nacionais para repensar e discutir as práticas em curso, a rede e os recursos humanos para impulsionar formas mais adequadas de cuidado no sofrimento psíquico, no contexto do território. As inscrições de trabalhos estão abertas até o dia 30 de abril.
Segundo Paulo Amarante, na maior parte dos países do Mercosul, tais como Paraguai, Chile, Argentina, Uruguai, há o predomínio de manicômios muito violentos. O Laps/ENSP pretende aproveitar o encontro para ampliar sua relação com países do Mercosul, para que o processo de reforma psiquiátrica pelo qual o Brasil passou seja expandido para os vizinhos. "Eu estive em diversos manicômios pelo mundo e onde me senti mais mal foi em um hospital em Buenos Aires. Eu não acreditava que, em pleno século XXI, existissem manicômios daquele porte. E a Argentina tem uma grande mobilização pela reforma, mas não tem uma experiência importante", afirmou o pesquisador.
Ainda no evento, Paulo Amarante abordará o trabalho chamado 'Rede de Boas Práticas em Saúde Mental na América Latina', que é uma forma de estimular a discussão do que é considerado uma boa prática em saúde mental, da idéia da superação do manicômio, entre outros assunto. O trabalho da Rede também é conduzido pelo Laps, com financiamento de Trieste (Itália) - o convênio foi assinado quando Franco Rotelli esteve no Brasil, em 2007, a convite de Paulo Amarante para uma série de atividades.
O pesquisador é responsável ainda pela mesa 'Transdisciplinaridade e Saúde Mental', em que será discutida a idéia de reforma psiquiátrica como sendo um processo que vai além da reforma dos serviços. "Eu sempre enfatizo que o grande problema das reformas psiquiátricas internacionais que aconteceram pelo mundo (americana, francesa, inglesa, espanhola e, de certo modo, a italiana) foram restritas à reorganização dos serviços, em que os hospitais psiquiátricos tinham que ser fechados e onde foram criados serviços comunitários", destacou Paulo Amarante.
Para o pesquisador, o grande problema é que os serviços fechados são demandados pela população, pelos familiares e pelos próprios técnicos; daí faz-se necessário um trabalho que aborde a cultura, entre outros métodos. "A transformação da cultura, das leis, das práticas políticas, de uma concepção de transformação das diversidades na sociedade, ajudam o trabalho da reforma psiquiátrica", lembrou. "Temos que fazer um trabalho mais humanizado, mais ampliado, bem como introduzir a cultura e a arte nas práticas sociais que estamos trabalhando", encerrou.
Além do congresso em Porto Alegre, o Laps/ENSP participará do 'Encontro Internacional - As Reformas Psiquiátricas e a Transformação Cultural em Saúde Mental no Brasil e no Mundo: 30 anos da lei Franco Basaglia', entre os dias 11 e 13 de maio, em Salvador. Na ocasião, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, anunciará o lançamento da primeira edição do 'Prêmio Loucos pela Diversidade'. O prêmio é uma parceria entre a ENSP/Fiocruz e o Ministério da Cultura e será chamado 'Austregésilo Carrano', que é o autor do livro 'Canto dos Malditos', que deu origem ao filme 'Bicho de sete cabeças'.
O Laps também organizará o primeiro encontro da 'Rede de Boas Práticas em Saúde Mental na América Latina', reunindo pesquisadores internacionais e nacionais para debater o trabalho que vem sendo realizado desde sua criação, em 2007. Esse encontro está previsto para ocorrer em setembro de 2009.
Nenhum agendamento para hoje