Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Conferência encerra primeiro curso de saúde global e diplomacia em saúde

Após um ano de atividades, chega ao fim, na quarta-feira (15/04), o primeiro curso de especialização em Saúde Global e Diplomacia da Saúde oferecido pela ENSP/Fiocruz. Realizado na sede da Opas/Brasil e no Núcleo Federal da Escola de Governo em Saúde, da Fiocruz/Brasília, o curso é coordenado pela pesquisadora Célia Almeida (Daps/ENSP/Fiocruz). A conferência de encerramento será proferida pela embaixadora Ana Cabral, chefe de Gabinete da Secretaria Geral de Relações Exteriores do Ministério das Relações Exteriores.

O curso foi dirigido a profissionais de nível superior das áreas de saúde coletiva, economia, ciência política e relações internacionais que trabalham nas áreas de saúde global, cooperação internacional ou diplomacia, preferencialmente em Ministérios ou instituições em nível federal, e a pesquisadores e docentes dessas mesmas áreas que tenham interesse no tema. Dos 33 candidatos selecionados, 31 se matricularam e 30 alunos efetivamente iniciaram o curso. Desse total, 27 alunos terminaram a parte teórica e 26 foram aprovados, sendo que um aluno não entregou os trabalhos finais solicitados.

Os trabalhos finais de todos os alunos foram transformados em pôsteres que serão exibidos durante a sessão de encerramento do Curso. A comissão avaliadora dos trabalhos selecionou e classificou os cinco melhores trabalhos apresentados. "Consideramos essa iniciativa da ENSP/Fiocruz, realizada com a colaboração da representação brasileira da OPAS e do Núcleo Federal de Ensino da Escola de Governo da Fiocruz/Brasilia, extremamente bem sucedida e já estamos nos preparando para o lançamento do segundo Curso, ainda este ano, pois já nos chegaram solicitações de algumas instituições nesse sentido", informou Célia Almeida.

Durante a solenidade de encerramento, marcada para 9h30 na sede da Opas, em Brasília, a coordenação do curso e os alunos farão uma homenagem ao professor Rodrigo Pires de Campos, que muito colaborou com a primeira turma. O homenageado possui formação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado e doutorado em Cooperação Internacional pela Universidade de Nagóia, Japão e integra o Grupo de Pesquisa Saúde Global e Diplomacia da Saúde, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP).

O curso teve início em 5 de maio de 2008, em solenidade na sede da Organização Pan-Americana de Saúde/Brasil, com a conferência 'As prioridades da Política Externa Brasileira', proferida pelo embaixador Flávio Helmold Macieira, chefe de Gabinete da Secretaria Geral do Ministério das Relações Exteriores.



Dos 33 candidatos selecionados, 31 se matricularam e 30 alunos efetivamente iniciaram o Curso. Desses, um desistiu logo no início e outro na terceira Unidade, por dificuldades de compatibilizar a agenda de trabalho com as aulas; 27 terminaram a parte teórica e 26 foram finalmente aprovados, sendo que um aluno não entregou os trabalhos finais solicitados.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos