Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Mudanças Climáticas: oficina debate vulnerabilidade, impactos e adaptação

Especialistas em clima e recursos hídricos irão se reunir, no dia 14 de abril, em São Paulo, para discutir "A questão da água no Nordeste - Mudanças Climáticas". Pesquisadores do Programa de Mudanças Ambientais Globais e Saúde do Departamento de Ciências Biológicas (DCB/ENSP) e do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP) estarão na oficina, que tem o objetivo de subsidiar uma agenda nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) relacionada à vulnerabilidade, impactos e adaptação à mudança global do clima.

A ENSP será representada pelos pesquisadores Diana Marinho e Ulisses Confalonieri, do Programa de Mudanças Ambientais Globais, e Débora Cynamon Kligerman (DSSA). A oficina de trabalho tem como foco os setores de zonas costeiras, zonas urbanas e saúde, além de integrar o contrato de gestão do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) com o Ministério de Ciência e Tecnologia. Esta será a terceira oficina de trabalho da série baseada em textos publicados na 27ª edição da revista Parcerias Estratégicas do CGEE. A revista reuniu dez artigos sobre o tema 'Mudança do Clima no Brasil: Vulnerabilidade, Impactos e Adaptação', e o pesquisador Ulisses Confalorieri é o autor do capítulo 'Mudança climática global e saúde humana no Brasil', no qual comenta o processo de mudança climática global e seus possíveis impactos, representados pelo Quarto Relatório de Avaliação do IPCC e pelo estudo de vulnerabilidade da saúde, realizado no Brasil.

A pesquisadora Débora Cynamon, por sua vez, trabalhou na realização de recomendações para iniciativas de ciência, tecnologia e inovação referentes a vulnerabilidades à mudança do clima, a riscos e impactos dela decorrentes e a adaptação a essas mudanças. Segundo ela, as recomendações foram extraídas dos artigos apresentados na Revista e adaptadas pelos respectivos autores, oferecendo uma indicação preliminar para subsidiar a formulação de políticas e estratégias para Ciência Tecnologia e Inovação no Brasil. "Precisamos preparar a população para o processo de mudança que estamos vivendo. Estaremos reunidos para apontar políticas públicas, programas e projetos de intervenção do governo", afirmou.


Mudanças ambientais e seus efeitos na saúde pública sempre estiveram presentes em estudos e atividades da ENSP. Há muitos anos, o envolvimento da Escola com a questão é pauta de diversos eventos, e também resultou na criação e consolidação do programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente, em 2005. A atuação do Programa de Mudanças Ambientais Globais e Saúde e a presença do pesquisador Ulisses Confalonieri no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) - agraciado com o Prêmio Nobel da Paz 2007 - são alguns dos exemplos que ilustram o engajamento da Escola no tema.

O evento acontece no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), São Paulo.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos