Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Aula inaugural do curso de promoção da saúde debate papel da formação

'Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o papel da formação' será o tema da aula inaugural da segunda turma do curso de especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social, na quarta-feira (18/03), às 14 horas, no Salão Internacional da ENSP. A aula será ministrada pelo diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, e será aberta a todos os interessados. O curso utiliza um modelo pedagógico voltado para o ensino por competências.

A mesa de abertura será composta com a presença do diretor da ENSP, da coordenadora do curso, Maria de Fátima Lobato Tavares (Daps), e do vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Carlos Machado de Freitas. A segunda turma da especialização contará com 30 alunos graduados em áreas variadas. De acordo com Maria de Fátima, cerca de 25% deles são recém-graduados e o restante vem de diversas profissões que vão desde a economia doméstica e planejamento ambiental até as áreas da saúde, como os nutricionistas, fisioterapeutas, professores de educação física e pedagogos. "A diversidade de alunos e a proporção dos recém-graduados formam uma boa mistura na nossa metodologia de trabalho".

O curso de especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social se enquadra em uma estratégia criada pela Escola, que pensa nos modelos pedagógicos e na importância da formação para o SUS buscando a aproximação entre o ensino e a prática, o ENSP em Movimento - modelo voltado para a elaboração de processos de educação permanentes, unindo trabalho, formação e a construção de programas de formação profissional de forma pactuada. A área prática da Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social já vem realizando cursos há mais de cinco anos na ENSP, refletindo a importância de construir um modelo que aproxima os conteúdos da promoção da saúde com a prática.

"Esse modelo é bastante utilizado nos cursos a distância, e nós fazemos isso presencialmente. O que é trabalhar com competência? Nós trabalhamos em cima da problematização, ou mesmo do ensino baseado em situações-problema, no qual o aluno vai refletir sobre as questões colocadas e depois fazer uma busca teórica. Também temos aulas com diversos autores em que trabalhamos os temas centrais da promoção, como o desenvolvimento social, a questão ambiental, os determinantes sociais da saúde, o conceito ampliado de saúde, os princípios do SUS, da promoção e outros".


O curso é constituído de três unidades de aprendizagem, e cada unidade possui duas plenárias de discussão. A turma é dividida em três grupos de dez alunos, que ficam sob a responsabilidade de dois tutores para cada grupo. Mariza Villarinho, uma das tutoras do curso, enalteceu os trabalhos apresentados pela turma de 2008. "Fiquei impressionada com o produto final da primeira turma. Todas conseguiram fazer uma coletânea de textos, que é algo que não vemos ultimamente. A metodologia aplicada promoveu isso", afirmou Mariza, que é tutora junto com as pesquisadoras Gissia Gomes Galvão e Rosa Maria da Rocha.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos