Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Seminário internacional debaterá políticas de saúde do Brasil e do mundo

Nos dias 11 e 12 de março, a ENSP vai sediar o Seminário Internacional Políticas de Saúde e Proteção Social. Organizado pelo Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) e pela subárea de Políticas Públicas e Saúde, junto com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, o evento tem entre seus objetivos o debate de experiências nacionais e internacionais de reformas dos sistemas de saúde. Na ocasião, a Editora Fiocruz lançará o livro Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. O Seminário é aberto a todos os interessados e não é necessária a inscrição prévia.

De acordo com Jeni Vaitsman, pesquisadora do DCS/ENSP e uma das coordenadoras do evento, outro objetivo do seminário é discutir o sistema de saúde brasileiro, seus avanços, impasses e também as mudanças nos padrões de inclusão social e de proteção à saúde no Brasil após os 20 anos da Constituição. "Durante o evento, teremos a oportunidade de trocar experiências e discutir reformas de sistemas de saúde em perspectiva comparada", apontou Jeni.

O seminário faz parte das atividades de abertura do ano letivo e, segundo Jeni, é muito importante que os alunos participem das discussões. "A ENSP é uma instituição com grande tradição em análise e formulação de políticas de saúde. Organizar esse evento nos permite fazer um balanço do que já foi feito e o muito que ainda há por fazer para a melhoria do SUS. Muitos alunos são recém-formados em diferentes áreas da graduação, outros são gestores do sistema de saúde e, portanto, é extremamente relevante a participação de todos".

A primeira conferência do evento, intitulada 'Sistemas de Saúde em Perspectiva Comparada', será proferida por James Björkman, do Institute of Social Studies da Holanda. O professor Klaus Stegmüller, da Fulda University of Applied Sciences, e a professora Monika Steffen, da Université de Grenoble, apresentarão as experiências de reforma da Alemanha e da França, respectivamente. Dentre os temas estão 'As Políticas Sociais e de Saúde no Brasil: 20 anos depois da Constituição de 1988', 'Sistema Único de Saúde: Gestão, Financiamento, Modelo Assistencial, Saúde Suplementar'; 'Descentralização e Participação: Avanços e Impasses'; e 'Políticas Intersetoriais e Saúde'.

O livro 'Política e Sistemas de Saúde no Brasil', que teve a participação de 55 autores e dentre eles 25 pesquisadores da ENSP de diferentes áreas, será lançado durante o evento na tarde do dia 11 de março. A obra foi organizada por Antônio Ivo de Carvalho, diretor da ENSP; Lígia Giovanella e Sarah Escorel, ambas do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP); Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato, do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Federal Fluminense; e José Carvalho de Noronha, membro do Grupo de Peritos da Organização Mundial de Saúde sobre Saúde Pública, Inovação e Propriedade Intelectual e pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tenológica.

'Política e Sistemas de Saúde no Brasil' trata da riqueza e complexidade do campo da saúde coletiva no país. Consolida as idéias e a história do sistema de saúde do Brasil abordando a política de saúde brasileira, o Sistema Único de Saúde (SUS), os determinantes sociais, as condições de saúde, as desigualdades de acesso à saúde e muitos outros campos disciplinares articulados com economia, desenvolvimento científico e desenvolvimento tecnológico do país.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos