Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP organiza seminário na Espanha sobre atenção primária

Vinte e cinco representantes dos Ministérios da Saúde de dez países latino-americanos se reunirão em Talavera, na Espanha, de 9 a 12/02, para fortalecer o processo e a formulação de novas estratégias de Atenção Primária em Saúde (APS). O seminário é mais uma atividade do Consórcio Eurosocial Salud, do qual a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) é membro e responsável técnico por dois intercâmbios envolvendo o tema da atenção primária em saúde.

O seminário será organizado pela ENSP em parceria com a Fundação Carlos III para a Saúde. Estarão presentes reprersentantes do Ministério da Saúde de dez países latino-americanos (Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela) e quatro países europeus (Espanha, Holanda, Reino Unido e Portugal) que participam do intercâmbio de experiências EurosociAL Salud sobre APS.

Intitulado "Ventajas y desventajas de la existencia de una puerta de entrada preferencial al sistema de salud: experiencias para mejorar la coordinación entre los niveles de atención", o evento pretende contribuir para a reorientação da prestação de serviços com vistas a obter sistemas de saúde mais integrados, que promovam a equidade e coesão social.


A Escola Nacional de Saúde Pública será representada pela pesquisadora do Núcleo de Estudos Político-Sociais em Saúde (Nupes/Daps/ENSP/Fiocruz) e secretária executiva da Redsalud, Ligia Giovanella. Durante o seminário, os representantes de cada país apresentarão um documento com o diagnóstico da realidade nacional da APS e as reformas político-institucionais necessárias para que a atenção primária em saúde seja a porta de entrada da rede de serviços de saúde.

ENSP realiza seminário em 2008 sobre formação de recursos humanos para APS

Em novembro de 2008, a Escola Nacional de Saúde Pública realizou o Seminário Nacional Eurosocial Salud - Formação de Recursos Humanos para a Atenção Primária em Saúde. O evento teve como objetivo discutir a estratégia de formação dos profissionais para a atenção primária em saúde (APS) nas residências médica e multiprofissional, à luz das experiências espanhola e latino-americana, além de ter elaborado recomendações para a formação de recursos humanos para a APS.

EuroSocial é um programa que busca a coesão social na América Latina e mobiliza cerca de 36 milhões de euros - dos quais oito milhões para financiamentos em 48 meses na área de saúde. O programa surgiu em 2004, e a ENSP/Fiocruz participa dele desde seu início. O consórcio buscou, já na primeira fase em 2005, fortalecer os atores latino-americanos envolvidos no projeto em seus conhecimentos, capacidades e vínculos entre si e com os atores europeus, para o desenvolvimento sustentável de políticas públicas de saúde voltadas para a redução da pobreza, da desigualdade e da exclusão social. Entrando em sua quarta etapa (ajuste e consolidação) - período de 2008-2009 - o EuroSociAL Saúde atinge o ponto de busca por uma melhor organização entre os parceiros e por uma visão estratégica para que as propostas trabalhadas ao longo dos anos sejam assumidas em nível político de cada país participante.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos