Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Bolsa de Produtividade: profissionais da ENSP recebem estímulo à pesquisa

Estimular e valorizar a produção científica brasileira é um dos principais objetivos da Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a doutores e profissionais com o perfil científico ou tecnológico equivalente que mantêm vínculo com instituições brasileiras. Ao todo, o edital de 2008 contemplou cerca de doze mil profissionais, dentre eles pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) ligados a diferentes departamentos. Com essa aprovação, o CNPq passa a contar para este ano com mais de 12 mil bolsistas de Produtividade, representando um crescimento de 18% em relação a 2008.

Os contemplados da ENSP foram Adauto Araujo, Salvatore Siciliano e Sergio Augusto de Miranda Chaves, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP); Iuri da Costa Leite, Maria do Carmo Leal e Evandro da Silva Freire Coutinho, do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs/ENSP); Ligia Giovanella, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP); e Aldo Pacheco Ferreira, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP).

O pesquisador Adauto Araújo, que recebe essa modalidade de bolsa, ininterruptamente, desde 1988, destaca que esse programa valoriza o trabalho do pesquisador auxiliando na pesquisa e provendo recursos para a compra de livros e outros materiais de consumo. "Esse é um programa que vem de longa data e contempla pesquisadores com constância na produção científica. Além disso, é importante destacar que esse estímulo à pesquisa se reflete diretamente no Programa de Pós-Graduação em que estamos envolvidos, ajudando principalmente na orientação de alunos e no acompanhamento das teses e dissertações produzidas nos cursos", disse ele.

As bolsas são individuais e concedidas a pesquisadores cujos projetos preencham os pré-requisitos de avaliação de mérito propostos pelo CNPq e os critérios de qualificação definidos pelos Comitês de Assessoramento, formados para cada uma das áreas de atuação que acompanham as pesquisas. A bolsa de pesquisador tem a duração de 36 a 72 meses, podendo ser renovada por igual período.

De acordo com o CNPq, em 2007, foram concedidas 10 mil bolsas de Produtividade e, em 2008, 12 mil, incluindo 500 bolsas que foram julgadas e implementadas no segundo semestre de 2008 para pesquisadores que tiveram mérito reconhecido no último julgamento, mas não puderam ser atendidos. Além disso, o CNPq concederá 1.500 novas bolsas para o julgamento deste primeiro semestre de 2009, que serão implementadas a partir de março deste ano. Mais 2.400 bolsas estão previstas para 2009 até sr alcançado o número de 17 mil, em 2010.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos