Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Entidades do Fórum da Reforma Sanitária participam intensamente do FSM da Saúde

Com o objetivo de fortalecer a luta social pelo direito universal, integral e igualitário a saúde, será realizado em Belém do Pará, entre os dias 25 e 27 de janeiro, o III Fórum Mundial Social da Saúde. Este encontro, que se constitui em um espaço de intercambio de conhecimentos e praticas em busca da construção de sistemas de saúde e seguridade social como expressão de qualidade de vida reunirá expoentes da reforma sanitária brasileira, entre eles pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e também de instituições como o
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes)
e a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).

Com o tema 'Construção do poder popular, direito ao protesto social e democracia na conquista de sistemas universais de saúde e seguridade social. Bases para o desenvolvimento social sustentável e inclusivo. - Saúde, trabalho e ambiente - o que temos que conquistar para transformar a crise neoliberal na oportunidade de construção de uma outra saúde e uma outra seguridade social e econômica possíveis e necessárias', o Fórum é um evento paralelo ao Fórum Social Mundial, que tem como meta a construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo por meio do debate, reflexão e articulação de organizações e movimentos engajados em ações concretas do nível local ao internacional.

Além do Cebes e da Abrasco, a Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres), a Rede Unida, a Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (Ampasa), e a Associação Latinoamericana de Medicina Social (Alames) - instituições que compõe o Fórum da Reforma Sanitária - participarão ativamente do evento em mesas de diálogos, seminários e sessões. O pesquisador da ENSP, lotado no Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) Álvaro Nascimento participará como relator do III FSMS. Outros nomes como Paulo Amarante, Ana Maria Tambellini, Hermano Castro e Ary de Carvalho Miranda também marcarão presença no Fórum.

De acordo com o texto da convocatória internacional do evento, o FSMS está dividido em seis grandes blocos temáticos: Direitos humanos à saúde e seguridade social; A critica à economia política do modelo de desenvolvimento neoliberal e seu impacto nos sistemas de saúde e seguridade social; O mundo do trabalho e o trabalhador da saúde; Saúde e Meio Ambiente; Democracia direta, sistemas democráticos, poder popular e a garantia do direito à saúde e à seguridade social, pelo direito ao protesto e à descriminalização do protesto social; e A construção de sistemas democráticos/socialmente justos de saúde e seguridade social.

Dentro da programação oficial do Fórum Social Mundial o Fórum Social da Saúde propõe uma atividade autogestionada para o dia 29 de janeiro com o tema 'A crise do neoliberalismo e o direito à saúde: Elementos para uma agenda internacional a partir do III FSMS' A oficina será no auditório da Universidade Federal Rural da Amazônia no pavilhão da Medicina Veterinária. A oficina será um momento de apresentação, socialização e debate dos principais temas abordados dentro do Fórum Social Mundial da Saúde.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos