Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

30 anos da Reforma Psiquiátrica ganham edição especial em revista do Cebes

Os 30 anos do Movimento da Reforma Psiquiátrica geraram a edição especial de uma das mais tradicionais revistas sobre saúde pública no Brasil. A Revista Saúde em Debate v. 32 nº 78/79/80, janeiro/dezembro de 2008, dedica-se ao tema "saúde mental", e foi lançada durante o primeiro Congresso Brasileiro de Saúde Mental, realizado em dezembro de 2008. A publicação tem como editor o pesquisador da ENSP, Paulo Amarante, que destacou a importância que a área vem ganhando nos últimos anos, com novas práticas, novas experiências e uma variada produção de conhecimento.

A Revista Saúde e Debate é uma das publicações mais e tradicionais da área da saúde pública no Brasil. Ela foi criada em 1976, como órgão oficial do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), entidade criada no mesmo ano por David Capistrano, com a idéia de ser um espaço do pensamento critico em saúde, que visa refletí-la não só como assistência médica, mas como qualidade de vida, cidadania, direitos humanos, sociais, civis, políticos. "A história da reforma sanitária se confunde com a do Cebes", ressaltou Amarante.

O novo Conselho Editorial da publicação, eleito em agosto de 2006, decidiu que a Revista deveria ter um núcleo temático e uma seção de artigos variados, de forma que, em cada número, ela se concentrasse na discussão de um tema. "Nessa nova linha editorial tivemos uma edição sobre Participação Social, sobre Gênero e agora esse número sobre Saúde Mental", afirmou o atual editor, que já ficou à frente da revista na época em que Sergio Arouca e o atual ministro da saúde, José Gomes Temporão, foram presidentes do Cebes.

Segundo Amarante, o nascimento do movimento da Reforma Psiquátrica também está atrelado ao Cebes. Ele conta que o primeiro artigo sobre saúde mental - que está incluído nesta edição da Revista - foi um documento do Núcleo de Saúde Mental do Centro, que realizou um diagnóstico da violência e da precariedade na área da psiquiatria. Além disso, o coordenador Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP (Laps/ENSP) destacou que nos 30 anos do movimento, dois grandes eventos foram realizados.

"Esse tema é muito importante na história do Cebes também. Em 2008, com os 30 anos da reforma, tivemos dois grandes eventos. Um foi o Fórum Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos, no qual a ENSP e Fiocruz tiveram um papel importante e o organizaram com as Mães da Praça de Maio. Além disso, tivemos o Primeiro Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Não tínhamos uma Associação Brasileira de Saúde Mental que congregasse o movimento social político e a academia. O lançamento da revista foi visto como um momento especial de encerramento de um ano muito importante para essa área".

A chamada para artigos da Revista Saúde em Debate recebeu 182 artigos, o que demonstra a importância e o tamanho da produção que o tema vem adquirindo. "Nossa chamada deu origem a 182 artigos, e com isso se vê a importância que a área de saúde mental está tendo com novas produções, experiências, conhecimentos e novas práticas. Em um curto espaço de tempo, esperávamos receber cerca de 30, 40 artigos no máximo. Fizemos uma seleção e o resultado foi uma revista muito bonita, muito expressiva, com reflexo de tudo o que está acontecendo na área da cultura, da assistência e das políticas no campo da saúde mental".

Paulo Amarante, que participará do Fórum Social Mundial 2009 (FSM 2009), que acontece entre 27 de janeiro e 1o de fevereiro no campus das universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém (PA), afirmou que a próxima edição especial da Revista Saúde em debate irá destacar os 20 anos do SUS, e reunirá os mais importantes autores da história do sistema.


A Revista Saúde em Debate pode ser acessada na página eletrônica do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde ou no endereço: http://www.saudeemdebate.org.br

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos