Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Cursos ENSP: Inscrições prorrogadas e chamada para especialização em Gestão em Saúde

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, no final de 2007, como uma das principais escolas de saúde pública do mundo, a ENSP abriu processo de seleção pública para sete dos seus quase oitenta cursos Lato sensu de especialização, aperfeiçoamento, atualização e residência.

Os cursos, que atraem estudantes de todo o país e também de países da América Latina e da África de Língua Portuguesa (PALOP), integram um programa de formação baseado em competências, o qual vem se mostrando fundamental para o aprimoramento do SUS e fortalecimento das ações e serviços de saúde em nível local, nacional e, cada vez mais, global. Ao longo de sua trajetória, a ENSP já formou mais de 22 mil profissionais ligados aos serviços de saúde E à gestão do sistema, além de quadros acadêmicos de reconhecida excelência.

Ao longo de décadas, a ENSP tem participado na formulação de uma política nacional para o setor que consagra a saúde como direito de cidadania e dever do Estado, com base nos princípios de eqüidade e universalização na distribuição dos bens e serviços, segundo marco político-conceitual definido nas últimas Conferências Nacionais de Saúde e no capítulo da saúde da Constituição Federal de 1988.

Os cursos de especialização, cujo objetivo é aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos do saber, têm carga horária mínima de 360 horas e requer a produção de um trabalho de conclusão ou monografia. Os cursos de atualização apresentam e discutem informações técnico-científicas ou culturais nas áreas de conhecimentos próprios do ensino e da pesquisa e têm carga horária mínima de 30 horas. A novidade para 2009 é a mudança do Curso de Especialização em Saúde da Família nos moldes da Residência para a Residência Multiprofissional em Saúde da Família devido ao processo de credenciamento dos programas de Residência no país realizado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).

Veja a seguir a relação dos cursos que estão com processo seletivo aberto. Todas as informações sobre os cursos oferecidos pela Escola estão disponíveis no sistema SigaLS ou podem ser obtidas diretamente com o Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP.

Especialização:
Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis - inscrições até 16/01/2009
Direito Sanitário - inscrições até 21/01/2009
Engenharia Sanitária e Ambiental - inscrições prorrogadas até 04/02/2009
Saúde Pública - inscrições até 13/02/2009
Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde - inscrições até 05/03/2009

Residência:
Residência Multiprofissional em Saúde da Família - inscrições prorrogadas até 28/01/2009

Atualização:
Fundamentos da Experiência Psicanalítica - inscrições até 19/01/2009

Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP

Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Térreo
21041-210 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
Ligação gratuita: 0800-230085
Tel.:(21) 2598-2558
E-mail: seca@ensp.fiocruz.br
Horário de atendimento ao público: das 8h às 16 horas

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos