Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP abre processo seletivo para especialização em Saúde Pública no Tocantins

Estão abertas, até 30 de janeiro de 2009, o processo de seleção pública para o curso de especialização em Saúde Pública que será ministrado em Tocantins. O curso mais tradicional da ENSP chega agora ao Centro-Oeste, através de uma parceria com o governo estadual de Tocantins. Ao todo são oferecidas 35 vagas, sendo 20 para servidores públicos estaduais da Secretaria de Saúde de TO e 15 para servidores públicos municipais lotados em Secretarias Municipais de Saúde de TO. As inscrições devem ser feitas pela internet, através da Plataforma Siga. O curso de especialização em Saúde Pública foi criado em 1926 e faz parte da grade curricular da ENSP desde 1954, sendo coordenado pela pesquisadora Marina Ferreira Noronha.

O curso tem por objetivo introduzir o aluno no campo da saúde coletiva gerando e disseminando, competências gerais e específicas, para uma atuação capaz de regionalizar-municipalizar os ideais, princípios e lógicas propostas pela Reforma Sanitária Brasileira; apresentar e refletir conceitos estruturantes das subáreas constitutivas da Saúde Coletiva, preparando os estudantes para atuarem como sanitaristas na reorganização de sistemas, serviços e práticas de saúde e nos contextos locais de saúde tais (municípios, serviços, programas, estratégias etc.), orientados pelas estratégias, discussões e perspectivas da Educação Permanente em Saúde; além de capacitar o aluno a identificar problemas prioritários na área da saúde e, igualmente, a desenvolver uma atitude propositiva ante as complexidades e incertezas constitutivas do cotidiano das sociedades contemporâneas, sabendo manejar o princípio investigativo científico no sentido de criar novas respostas quando novas questões se impõem no campo da saúde.

A estrutura curricular dessa especialização é constituída de cinco blocos, sendo que quatro deles compreendem os principais temas da saúde pública. São eles: O campo da Saúde Coletiva, desafios e perspectivas; Determinantes de saúde; Organização e gestão de sistemas e serviços de saúde; e Promoção e vigilâncias em saúde. O último bloco - Reflexão epistemológica sobre a prática científica e significado da construção metodológica do TCC - é voltado para a construção da monografia de final de curso.

O curso terá carga horária total de 520 horas e será realizado em encontros mensais com até 40 horas por módulo durante 16 meses. A previsão de realização do mesmo é de março de 2009 à julho de 2010. Será ministrado na na sede da Diretoria de Gestão da Educação em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins - DGES/SESAU-TO Anexo I da SESAU-TO, situada na Quadra 104 Norte, Av.L02, lote 30, edifício Lauro Knop 4º andar., Palmas (TO).

A seleção dos alunos acontecerá em três etapas: prova escrita, análise de currículo e entrevista. A prova escrita está marcada para o dia 8 de fevereiro de 2009 e tem caráter eliminatório. No mesmo mês, entre os dias 12 a 14, serão realizadas as entrevistas e análise de currículos. Essas duas etapas têm caráter classificatório. O resultado final será divulgado no dia 17 de fevereiro e estará disponível nos sites da SESAU-TO (www.saude.to.gov.br) e ENSP (www.ensp.fiocruz.br), e afixado no mural do andar térreo da DGES/SESAU-TO e no mural do andar térreo da sede da SESAUTO.

Mais informações sobre o curso poderão ser obtidas no edital disponível na Plataforma SigaLS.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos