Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP exporta experiência sobre loucura e cultura para América Latina

O projeto 'Loucos pela Diversidade - da diversidade da loucura à identidade da cultura', desenvolvido a partir de uma parceria entre a ENSP/Fiocruz e o Ministério da Cultura (MinC) foi um dos destaques do '7º Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos' realizado entre os dias 10 e 13 de dezembro e promovido pelas mães da Praça de Maio, na Argentina. O pesquisador da ENSP, Paulo Amarante, participou do evento e revelou que diversos participantes, dos mais variados países da América Latina, ressaltaram a importância da proposta brasileira de construir uma agenda nacional voltada para a temática da loucura e cultura.


Segundo Paulo Amarante, que participou de oito mesas redondas durante os quatro dias de congresso, dos três mil participantes, 1/3 eram brasileiros, mostrando a importância que o Brasil dá para este tradicional evento argentino. "Esse número de brasileiros deve-se também ao fato de que os países da América Latina consideram o Brasil pioneiro na adoção de um modelo de atenção à saúde mental envolvendo o convívio familiar como é o caso do CAPS e agora nessa inovação de juntar a loucura e a cultura para pessoas com sofrimento psíquico", explicou.

O relatório final da oficina 'Loucos pela Diversidade - da diversidade da loucura à identidade da cultura', realizada na ENSP em 2007, foi distribuído durante o congresso culminando no convite para que a Escola participe, em outubro de 2009, de um congresso sobre arte e cultura que acontecerá em Mar del Plata, na Argentina. "Eles querem seguir o mesmo caminho que nós estamos fazendo, saindo do campo da saúde, levando os usuários para fora dos hospitais e trabalhando em projetos culturais como uma forma alternativa de tratamento".

A oficina 'Loucos pela Diversidade' contou com a participação do então ministro da Cultura, Gilberto Gil, que destacou a necessidade de convivermos com as diferenças e defendeu a aproximação entre cultura e saúde. O encontro reuniu projetos culturais realizados no Brasil na área da saúde mental e visou à construção de políticas para os portadores de sofrimento psíquico que, através do encontro criativo com as diferentes experiências estéticas das atividades de expressão artística, vêm contribuindo para a diversidade cultural do país, ampliando territórios de vida e de saúde mental.

Segundo o pesquisador, outro ponto abordado por ele e que gerou bastante interesse dos presentes foi a formulação de uma política culturais para inclusão de pessoas com deficiência, também desenvolvido pela ENSP com o MinC, que teve início na 'Oficina Nacional de Políticas Públicas Culturais para Inclusão de Pessoas com Deficiência', realizada em outubro de 2008, no Rio de Janeiro.

Ainda em Buenos Aires, Paulo Amarante apresentou o programa 'Comiomani', que trata de poesia e loucura, aos sábados, na rádio 'La voz de las Madres', que pertence as mães da Praça de Maio. "É interessante mostrar o quanto a luta dessas mulheres tem muito espaço na Argentina, pois elas possuem um jornal impresso, uma emissora de rádio e promovem anualmente esse congresso internacional enquanto que nós, aqui no Brasil, nunca conseguimos um meio de comunicação alternativa para lutar contra os diversos problemas enfrentados pela nossa sociedade", encerrou.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos