Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Formação de RH ratifica importância dos profissionais para desenvolvimento do SUS

"O SUS somos todos nós, e, por isso, temos que ser a mudança que queremos", afirmou Maria da Conceição Alvin, representante de turma na cerimônia de encerramento do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizado no âmbito do 'Programa de qualificação e estruturação da gestão do trabalho e da educação no SUS' (ProgeSUS). A cerimônia aconteceu no dia 12/12 no Auditório da ENSP e contou com a presença dos cerca de 120 gestores que participaram do curso.

A mesa de encerramento foi composta pelo diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, do responsável pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação (SGTES) do Ministério da Saúde, Francisco Eduardo de Campos, do representante da direção do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho do Ministério da Saúde, Henrique Antunes Vitalino, da coordenadora dos Cursos do ProgeSUS e pesquisadora da ENSP, Neuza Moyses, do representante da área de Recursos Humanos do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Julio Müller, da representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Elizabete Matheus, e também da representante de todas as instituições parceiras do curso, Celia Regina Pierantoni.

A representante de turma da região nordeste, Maria da Conceição Alvin, falou da felicidade em participar dessa especialização e ressaltou que, diferente do que alguns possam pensar, o trabalho não está acabando; ele está apenas começando: "Não somos mais os mesmos, e, com certeza, nossos estados e municípios também não serão. Estamos voltando para casa com as nossas mochilas cheias de idéias e queremos colocá-las em prática". Para Elizabeth Matheus, esse é um momento histórico. A importância da formação de recursos humanos nunca foi tão debatida. "Agora, os alunos poderão voltar para os seus locais de trabalho e empoderar a área de gestão de suas cidades", disse ela.

A partir desse momento, disse Julio Müller, "vocês estão se titulando e assumindo a responsabilidade de consolidar e implementar o SUS. O maior nó do Sistema Único de Saúde ainda está na questão da formação na área de recursos humanos. E o papel desses alunos pode ser determinante para a mudança desse cenário". Para Neuza Moisés, as parcerias foram fundamentais para a realização desse curso. "Precisamos de muito esforço e integração, mas o resultado já pode ser visto nos 48 trabalhos de alta qualidade produzidos pelos alunos, que trazem projetos específicos de enfrentamento de problemas detectados e diagnosticados em suas próprias unidades de trabalho. Além disso, contamos com o compromisso e a generosidade dos alunos, que trouxeram e trocaram conosco os dados e experiências de cada localidade e também dividiram suas vidas".


Francisco Eduardo Campos, apontou que, ao comparar os países, provavelmente o Brasil seja o mais capacitado para debater as questões referentes aos recursos humanos. "Quando todos só viam futuro pelo capitalismo, nós preferimos preservar a solidariedade, a justiça e a inclusão. Fomos considerados obsoletos, mas a crise econômica que hoje assola o mundo, mostra que estamos fortes nessa área". Campos disse que ainda é necessário disseminar e aprofundar a formação de RH no país, ressaltando que esta é uma área que trabalha com ciência e não um campo de improvisações.

De acordo com o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, esses novos alunos fazem parte de uma coorte que vem trazendo uma nova perspectiva para o SUS, pois a formação de recursos humanos ainda é uma lacuna, o elo perdido do sistema de saúde do país. Após a apresentação da mesa, os alunos foram homenageados e receberam seus certificados.

O curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde é fruto de uma cooperação que envolve, além da ENSP e do CPqAM, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), o Instituto de Medicina Social (IMS/Uerj), o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG), a Faculdade de Ciências Médicas (SCMSP), o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc/PPGASC/UFES), o Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFMT), o Instituto de Ciências da Saúde (ICS/UFPA) e o Núcleo de Saúde Coletiva (NESC/UFRN).

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos