Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Cesteh comemora 22 anos debatendo problemas ambientais

O Centro de Estudo em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) está completando 22 anos de experiência em formação, pesquisa e implementação de políticas públicas no campo de saúde, trabalho e meio ambiente. Para comemorar a data, no dia 18 de dezembro, o vice-presidente de Serviço de Referência e Ambiente da Fiocruz, Ary Miranda, vai proferir a palestra 'Panorama dos problemas ambientais e repercussões na saúde da população'. A debatedora convidada é a pesquisadora Ana Maria Tambellini, criadora do Cesteh/ENSP. Na ocasião, será lançado um selo comemorativo ao aniversário do departamento da ENSP. O evento acontecerá no Salão Internacional, às 9 horas, e é aberto a todos.

O Cesteh/ENSP foi inaugurado no dia 10 de dezembro de 1985, quando as questões da saúde do trabalhador começaram a emergir no cenário nacional a partir das demandas dos próprios trabalhadores. Com isso, pesquisadores e sanitaristas passaram a tratar essas questões como um problema de saúde pública. Durante a primeira gestão de Sergio Arouca, Ana Maria Tambellini assumiu a responsabilidade dos estudos para a formação do Cesteh e trouxe para a Fiocruz a possibilidade de construir um campo de estudos da saúde, do trabalho e ambiente.


O Cesteh é referência nacional em várias áreas, como epidemiologia ocupacional, dermatologia ocupacional e audiologia ocupacional. No Centro, também funcionam o ambulatório de LER/DORT, o Laboratório de Toxicologia e o Laboratório de Antropometria.

A área de pesquisa desenvolve estudos epidemiológicos relacionados ao adoecimento dos trabalhadores em seus ambientes de trabalho. Muitos dos seus projetos geram produtos importantes, e seus resultados fomentam a criação e a mudança de leis nacionais e estaduais. O ensino é focado na formação de recursos humanos especializados em saúde do trabalhador para o SUS. Seu curso de especialização já formou cerca de 500 especialistas na área. Outro destaque é a educação a distância, que já foi iniciada e tem previsão de formar cerca de oito mil profissionais até 2009.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos