Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

IV Simbravisa: ENSP participa de discussões e lança cartilha

Realizado de 24 a 26 de novembro, em Fortaleza/CE, o IV Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa) contou, como em suas versões anteriores, com ampla participação de profissionais da ENSP/Fiocruz, dentre os quais: Maria Cecília Minayo, do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves), que propôs, em sua palestra, uma 'Teoria do Pensamento Complexo para apoiar ações complexas'; Vera Lúcia Edais Pepe, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps), que coordenou uma mesa sobre Regulação Sanitária Internacional; e Álvaro Nascimento, do Departamento de Ciências Sociais (DCS), que participou do debate sobre o risco da automedicação na Roda VISA 'Comunicação, consumo e a construção da (in)consciência sanitária'.

Além disso, por meio de seu Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa), a ENSP remontou, no Centro de Convenções de Fortaleza, a exposição da 'Mostra Cultural Vigilância Sanitária e Cidadania' e lançou a cartilha 'Quem aVISA amigo é', já disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

O IV Simbravisa, promovido pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), por intermédio de seu Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVISA), teve como tema 'Vigilância Sanitária e os 20 anos da Constituição Cidadã', escolhido para celebrar o avanço que a política de saúde no Brasil deu no sentido da universalidade, e o importante papel da vigilância sanitária nesse processo ao reafirmar os valores éticos e solidários na proteção e regulação sanitária.

'Quem aVISA amigo é': cartilha aposta no humor para fortalecer a cidadania

Concebida no âmbito do projeto da 'Mostra Cultural Vigilância Sanitária e Cidadania', a cartilha 'Quem aVISA amigo é' reafirma a proposta do Cecovisa/ENSP em utilizar o humor, expresso nas ilustrações do cartunista Manoel Caetano Mayrink, como linguagem para aproximar a vigilância sanitária da população, fortalecendo a imprescindível parceria do Estado com a sociedade, na defesa dos direitos dos cidadãos.

Com texto final da pesquisadora Marismary Horsth De Seta, pesquisadora do Daps/ENSP e coordenadora do Cecovisa, e da jornalista Ana Beatriz de Noronha (CCI/ENSP), a cartilha procura mostrar o quanto a vigilância sanitária está presente no dia-a-dia das pessoas e o quanto ela pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. "As informações contidas na publicação servem para que as pessoas conheçam a vigilância e possam, dessa forma, colaborar para que ela se organize ainda melhor, a fim de realizar a sua tarefa", explica Marismary, responsável, junto da historiadora Elizabete Delamarque, pela Coordenação Editorial da Cartilha.

Em suas 34 páginas, a publicação traz alguns dos conceitos utilizados pela vigilância; dá um panorama geral das áreas e das formas de atuação dessa importante área da saúde coletiva, alertando as pessoas para os principais riscos enfrentados em seu cotidiano; mostra como a vigilância sanitária está organizada no país; e estimula a participação popular e o controle social. "Somente com ajuda e apoio da sociedade, a vigilância pode enfrentar os grandes interesses que se opõem aos direitos dos cidadãos. A vigilância sanitária é um importante instrumento de fortalecimento da cidadania e de promoção da saúde", enfatiza.

A elaboração da cartilha, cujo projeto gráfico é de Lúcia Regina Pantojo de Brito (CCI/ENSP), contou ainda com a colaboração de Cláudia Spínola Leal Costa e Ana Cláudia de Sá Telles Minnaert, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O IV Simbravisa

Com 2.457 participantes e 1.409 trabalhos científicos expostos o IV Simbravisa terminou, de acordo com sua presidente, Ana Figueiredo, com grandes motivos para comemorar. Após cinco dias - dois de atividades pré-evento e três de simpósio - de muita reflexão e discussão sobre temas distintos, relacionados à Vigilância Sanitária, o evento foi encerrado com a leitura da Carta de Fortaleza, documento no qual são celebrados os 20 anos do SUS, e também de uma carta de apoio à recondução ao cargo de Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa.

O IV Simbravisa teve como principais objetivos estimular a pesquisa e a divulgação da produção científica nas instituições acadêmicas e de serviços da área de vigilância sanitária, fomentar a produção de subsídios para efetivação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, além de ampliar o debate sobre as contribuições na redução dos riscos e desigualdades em saúde e na construção da cidadania.

O Simbravisa vem sendo realizado a cada dois anos, desde 2002, quando reuniu, na cidade de São Paulo, pouco mais de 600 profissionais de pesquisa, ensino e serviços de vigilância sanitária, de laboratório e áreas afins. De lá para cá, o evento teve lugar em Caldas Novas/GO (2004) e Florianópolis/SC (2006), chegando à Fortaleza, em 2008. Veja, nos links abaixo, notícias e materiais sobre os principais temas debatidos no evento.

- IV Simbravisa: vigilância sanitária e os 20 anos da Constituição Cidadã (Abrasco)

- Abertura do IV Simbravisa emociona e reúne mais de duas mil pessoas (Cecovisa/ENSP)

- IV Simbravisa. Minayo propõe Teoria para ações sanitárias complexas (Cecovisa/ENSP)

- IV Simbravisa. Tambellini debate dimensão ética da sustentabilidade (Cecovisa/ENSP)

- IV Simbravisa. Evento aprova carta de Fortaleza (Cecovisa/ENSP)

- Roda Visa discute a construção da consciência sanitária (Anvisa)

- IV Simbravisa faz balanço da Constituição cidadã (Anvisa)

- 'Modelo de Estado: Estado Democrático de Direito e Poder Regulatório' (conferência de Amélia Cohn, da Universidade Católica de Santos - IV Simbravisa) - áudio

- 'Aspectos da Formação Social Brasileira e os Horizontes Anunciados pela Constituição Federal' (Conferência de José Francisco Quirino dos Santos, da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - IV Simbravisa) - áudio

- Mesa-redonda 'Ética e Vigilância Sanitária' (Apresentação em ppt de João Geraldo Bugarin Jr., da UnB)

- Mesa-redonda 'Ética e Vigilância Sanitária' (áudio de João Geraldo Bugarin Jr., da UnB, e Jackson Sampaio (Universidade Estadual do Ceará ) - áudio

- 'Saúde e Ambiente como Direito Constitucional e os Efeitos da Ampliação do Mercado nos Países Periféricos' (Conferência de Anamaria Tambelline) - áudio

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos