Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Prêmio SUS 2008: ENSP tem quatro trabalhos na final

Quatro trabalhos da Escola Nacional de Saúde Pública serão finalistas de mais uma edição do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS. O Ministério da Saúde divulgou a lista com os 30 finalistas do prêmio de 2008, e a ENSP concorrerá nas categorias Mestrado, Experiências bem-sucedidas e Especialização. Em 2007, quatro trabalhos de pesquisadores e alunos da Escola foram contemplados com o Prêmio SUS na categoria Doutorado, Mestrado e Especialização.

Neste ano, o prêmio vai comemorar os 20 anos do SUS com a inclusão da categoria especial: Experiências bem-sucedidas de incorporação de conhecimentos científicos ao Sistema Único de Saúde - SUS. O Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS visa reconhecer e premiar os pesquisadores que desenvolvem projetos voltados para o Sistema Único de Saúde e para as necessidades de saúde da população, além de estimular para que as inovações produzidas pelo conhecimento científico sejam incorporadas ao sistema e serviços de saúde.

Nesta edição do prêmio, o pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) e vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Carlos Gadelha, concorrerá na nova categoria Experiências bem-sucedidas de incorporação de conhecimentos científicos ao Sistema Único de Saúde - SUS com o trabalho 'O Complexo Industrial da Saúde e a necessidade de um enfoque dinâmico na Economia da Saúde', que desenvolve um enfoque analítico voltado para o estudo do complexo industrial da saúde, englobando o conjunto das atividades produtivas e suas relações de interdependência, segundo uma perspectiva de economia política e da inovação.

Na categoria Mestrado, Juliana Romualdo do Nascimento da Silva, orientada pelo pesquisador do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs/ENSP), Luiz Antonio Bastos Camacho, concorrerá com a dissertação 'Avaliação da interferência da vacinação contra febre amarela na vacinação contra rubéola', e Liliane Mendes Penello, orientada pelo pesquisador Carlos Gadelha, concorrerá com a dissertação intitulada 'Inovação tecnológica e humanização no processo de produção de saúde - um diálogo possível e necessário - estudo realizado no Instituto Nacional de Câncer/INCA/MS'.

Na categoria Especialização, Tatiana Aragão Figueiredo, do Curso de Especialização em Saúde Pública da ENSP, concorrerá com a monografia 'Estudos de utilização de medicamentos: contribuições do banco de preços em saúde para elencar prioridades na avaliação tecnológica', orientada pela pesquisadora Vera Pepe (Daps/ENSP).

Foram realizadas 432 inscrições nas cinco categorias: Experiências bem-sucedidas de incorporação de conhecimentos científicos no SUS, Doutorado, Mestrado, Especialização e Trabalho publicado. Os resultados finais serão divulgados na primeira quinzena de dezembro, durante cerimônia especial realizada pelo Ministério da Saúde.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos