Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Centro de Estudos aborda o desempenho hospitalar brasileiro

O professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Bernard Francois Couttolenc, é o convidado do próximo Centro de Estudos da ENSP, no dia 29 de outubro. O tema em debate será 'O Desempenho Hospitalar no Brasil', para o qual o expositor trará suas experiências obtidas ao longo da coordenação do Grupo de Economia da Saúde da FSP/USP. A atividade acontecerá no Salão Internacional da ENSP (4º andar), a partir das 14 horas e é aberta a todos os interessados.

Bernard Francois Couttolenc possui graduação e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1988) e PhD em Economia da Saúde pela Johns Hopkins University (1996). Atualmente, é professor doutor da Universidade de São Paulo, assessor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e assessor especial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem profunda experiência na área de Economia da Saúde e gestão de serviços de saúde, atuando, principalmente, nos seguintes temas: economia da saúde, administração hospitalar, avaliação de serviços, eficiência e hospital.

O Grupo de Economia da Saúde da Faculdade de Saúde Pública nasceu como um ramo da Economia aplicado ao estudo da organização, funcionamento e financiamento do setor Saúde. Nos últimos anos, vem ganhando força como uma área de conhecimento específica, cujos modelos e instrumentos são de grande auxílio na análise e equacionamento dos problemas do setor.

É uma área bastante adiantada e importante nos Estados Unidos, na Europa e em alguns outros países desenvolvidos, como o Canadá e a Austrália, onde constitui parte indispensável do trabalho de formulação e avaliação de políticas de saúde. No Brasil, a Economia da Saúde engatinha, sendo ainda desconhecida por muitos profissionais da saúde e contando com um número muito pequeno de profissionais atuantes.

O Grupo de Economia da Saúde da Faculdade de Saúde Pública trabalha para desenvolver a área no Brasil, oferecendo disciplinas, cursos e eventos, além de efetuar pesquisas sobre temas específicos.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos